HOME > Geral

Recesso da Câmara mantém Cintra prefeito de Almas

Prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), permanece no cargo mesmo após decisão da juíza Silvana Maria Parfeniuk, que determinou o seu afastamento do cargo pelo crime de prevaricação; em seu lugar deve assumir o cargo o vice-prefeito de Almas, Jurimar Trindade (PSD); decisão judicial não pôde ser cumprida em função da Câmara Municipal de Almas estar em recesso e o presidente da Casa, vereador Josias Lô (PV) e nem o vice, vereador Clevson Barbosa, mais conhecido como Irmão Bim, (PSD) não terem sido encontrados para receber a notificação da decisão

Prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), permanece no cargo mesmo após decisão da juíza Silvana Maria Parfeniuk, que determinou o seu afastamento do cargo pelo crime de prevaricação; em seu lugar deve assumir o cargo o vice-prefeito de Almas, Jurimar Trindade (PSD); decisão judicial não pôde ser cumprida em função da Câmara Municipal de Almas estar em recesso e o presidente da Casa, vereador Josias Lô (PV) e nem o vice, vereador Clevson Barbosa, mais conhecido como Irmão Bim, (PSD) não terem sido encontrados para receber a notificação da decisão (Foto: Aquiles Lins)

Tocantins 247 - O prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), permanece no cargo mesmo após decisão da juíza Silvana Maria Parfeniuk, que determinou o seu afastamento do cargo pelo crime de prevaricação. Em seu lugar deve assumir o cargo o vice-prefeito de Almas, Jurimar Trindade (PSD).

A decisão judicial não pôde ser cumprida em função da Câmara Municipal de Almas estar em recesso e o presidente da Casa, vereador Josias Lô (PV) e nem o vice, vereador Clevson Barbosa, mais conhecido como Irmão Bim, (PSD) não terem sido encontrados para receber a notificação da decisão. 

A primeira-secretária da Câmara, Josi Pimenta (DEM), a terceira na hierarquia do Legislativo municipal, teria sido encontrada e notificada, mas teria se negado a assinar o recebimento da decisão. O prazo para que a Câmara dê posse ao vice como prefeito venceu nesse sábado, 11.

"A justiça aciona e o pessoal some! Isso não pode acontecer. Se tem uma decisão judicial ela precisa ser cumprida e a primeira secretária [vereadora Josi Pimenta] pode me dar a posse", salientou o vice-prefeito Jurimar Trindade ao T1 Notícias (leia aqui).

Pesa contra Leonardo Sette Cintra uma denúncia apresentada pelo MPE, segundo o qual o prefeito pouco participa da vida administrativa cidade, o que configura crime de prevaricação. Diante disso, é seu pai quem despacha em seu lugar, participa de solenidades, de reuniões e decide sobre contratações e demissões, entre outros atos, praticando usurpação de função pública. Diversos depoimentos e gravações em áudio e vídeo sustentam as acusações.

Leia também: Justiça mantém prefeito de Almas afastado

Justiça afasta prefeito de Almas por prevaricação

MPE: em Almas, quem manda é o pai do prefeito