Record desafia hegemonia da Globo com Olimpíada

Partidas das seleções de futebol do Brasil, transmitidas na tevê aberta apenas pela Record, não foram o bastante para bater a concorrente, mas os Jogos Olímpicos já elevaram a audiência da emissora de Edir Macedo, que deverá ser citada sempre que a Globo usar imagens das disputas

Record desafia hegemonia da Globo com Olimpíada
Record desafia hegemonia da Globo com Olimpíada (Foto: Edição/247)

247 – A imagem que segue abaixo, exibida durante o Jornal Nacional, simboliza a vitória de uma batalha, mas está longe de significar o fim da guerra. A Rede Record conseguiu o direito de transmitir com exclusividade na tevê aberta a Olimpíada de Londres, o que obriga a Rede Globo a destacar, em todas as imagens da Olimpíada, que o material foi cedido pela concorrente – mesmo que a emissora da família Marinho tenha optado por comprar os tapes dos jogos da Olympic Broadcast Services (em vez de receber de graça da emissora do bispo Edir Macedo, o que obrigaria à exibição da logo da Record). O desafio da emissora paulista, agora, é transformar a simbologia em números. 

A Olimpíada só começa oficialmente nesta sexta-feira, quando ocorre a abertura oficial dos jogos, mas a Record já teve uma amostra de que, mesmo com a exclusividade – que levou até o mítico Galvão Bueno a ficar sem credencial para cobrir os jogos pelo canal pago Sportv –, o desafio de bater a Globo na audiência permanece mantido. A estreia da seleção brasileira de futebol nos jogos, transmitida na tarde desta quinta-feira, levou a Record a liderar por alguns minutos a mediação do Ibope, mas, na média, a exemplo do que ocorreu na estreia da seleção feminina do Brasil, no dia anterior, a Globo manteve a liderança, e sem qualquer programação especial.

Durante a transmissão do jogo do Brasil nesta quinta-feira, o medidor apontou média de 10.8 para a Globo, 9.5 para a Record e 6.5 para o SBT na capital paulista (cada ponto representa aproximadamente 60 mil domicílios). Na quarta-feira, a diferença entre Globo e Record foi maior, quando a reprise de Chocolate com Pimenta e o filme Soltando os Cachorros tiveram médias de 15 e 12 pontos, respectivamente, enquanto a goleada do time de Marta e Cristiane sobre a seleção de Camarões ficou com 8 pontos na média.

Pode parecer pouco, mas 8 pontos é o dobro da audiência da Record para o horário, numa elevação de audiência que deve servir de motivação para a emissora, que deve pelo menos recuperar do SBT o segundo lugar na disputa pela audiência durante os próximos 15 dias. Para incomodar a líder de audiência, a Record dependerá da qualidade de suas transmissões – muito criticadas durante o Panamericano de Guadalajara, em 2011 – e do desempenho do Brasil na Olimpíada. Que comecem os jogos.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247