HOME > Geral

Recursos do Fundeb são bloqueados pela justiça

Os recursos dos precatórios do Fundo da Educação Básica (Fundeb), depositados nas contas de 36 prefeituras de Alagoas, estão bloqueados devido a uma sentença do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife; decisão foi tomada para que sejam pagos honorários a um escritório de advocacia autor de ação coletiva movida pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA)

Os recursos dos precatórios do Fundo da Educação Básica (Fundeb), depositados nas contas de 36 prefeituras de Alagoas, estão bloqueados devido a uma sentença do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife; decisão foi tomada para que sejam pagos honorários a um escritório de advocacia autor de ação coletiva movida pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - Os recursos dos precatórios do Fundo da Educação Básica (Fundeb), depositados nas contas de 36 prefeituras de Alagoas, estão bloqueados. Isto se deve a uma sentença do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, que determina que sejam pagos honorários a um escritório de advocacia autor de ação coletiva movida pela Associação dos Municípios Alagoas (AMA).

O valor depositado nas contas das prefeituras chega a R$ 1,2 bilhão, de um total de R$ 3 bilhões. Parte desse dinheiro foi liberado no ano passado, mas o repasse havia sido suspenso, devido a uma ação da Controladoria Geral da União (CGU).

Liminar

Um dos municípios que teve os recursos dos precatórios do Fundeb bloqueados foi a Barra de São Miguel. O bloqueio foi determinado pela Juíza da 2ª Vara Cível, Eliana Normande Acioli, que considerou haver a possibilidade do pagamento para outro escritório. 

Individuais

As ações individuais movidas pelos 66 municípios restantes prosperaram e logram êxito. Os municípios de Palmeira dos Índios, Rio Largo e Maragogi revogaram os contratos dos advogados que haviam sido nomeados na ação coletiva da AMA.

Frustração

A situação criou uma grande frustração não só aos prefeitos como também aos professores que esperam ter direito a esses recursos. 

Com gazetaweb.com