TV 247 logo
      HOME > Geral

      Rede estadual inicia ano letivo para 835 mil estudantes

      Os 835 mil alunos matriculados nos 1.320 colégios estaduais da Bahia iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira; no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí, em Salvador, os cerca de 1,5 mil alunos do ensino médio tiveram aula inaugural proferida pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto; ele reiterou os princípios do programa 'Educar para Transformar' e anunciou novidades; "Estamos ampliando o número de alunos na Educação Integral, saindo de 15 mil para 26 mil alunos, e o número de alunos na Educação Profissional, de 82 mil para 90 mil"

      Retorno aulas rede estadual (Foto: Romulo Faro)
      Romulo Faro avatar
      Conteúdo postado por:

      Bahia 247 - Os 835 mil alunos matriculados nos 1.320 colégios estaduais da Bahia iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira (15). No Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, onde estudam aproximadamente 1,5 mil alunos no ensino médio, tiveram aula inaugural proferida pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

      Ele reiterou os princípios do programa 'Educar para Transformar' e anunciou novidades. "Estamos ampliando o número de alunos na Educação Integral, saindo de 15 mil para 26 mil alunos, e o número de alunos na Educação Profissional, de 82 mil para 90 mil. Também ampliamos o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica [Emitec], uma modalidade interativa de ensino que utiliza a internet e a televisão para chegarmos às áreas mais remotas do nosso estado".

      "As vantagens de se dedicar nos estudos e, consequentemente, obter boas notas", foram enfatizadas aos alunos pelo diretor do colégio, Elísio Souza, logo no primeiro dia de aula. Segundo ele, os alunos que obtiverem o melhor desempenho concorrerão a vagas de estágio nos poderes Executivo e Judiciário.

      "Temos dois convênios com instituições estaduais, um com o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia] e outro com o Tribunal de Justiça da Bahia [TJBA], em que a seleção dos estudantes para estágio é por mérito. São analisadas as notas e os alunos são encaminhados para entrevista. Geralmente, são selecionados para o estágio".

      Elísio informou ainda sobre outra parceria com uma ONG internacional.

      "Oferecemos bolsa de cursinho pré-vestibular. São dez bolsas para alunos que estão indo agora para o 3º ano, também por mérito pela melhor nota. Trinta estudantes são encaminhados para uma empresa de recursos humanos e lá, através de dinâmicas de recrutamento, são selecionados para o curso pré-vestibular".

      Não só os estudantes estavam ansiosos pela volta às aulas. Há oito anos, Jorge Valney Vasconcelos comercializa cachorros-quentes e sucos naturais na frente do colégio. Ele também mantinha a expectativa do fim das férias. "Tenho muitos amigos, aqui. Sou amigo da diretoria toda e os alunos são sensacionais. Nunca me criaram problema".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: