HOME > Geral

Reforma discreta e pela metade no secretariado

O prefeito do Recife, Joo da Costa (PT), no conseguiu atrair nomes carimbados para a substituio dos auxiliares que entregaram seus postos em apoio candidatura s prvias de Maurcio Rands (PT); trs vagas seguem em aberto e as modificaes efetivadas tm um tom caseiro, com destaque para a migrao do deputado licenciado Andr Campos (PT) da Secretaria de Turismo para a Coordenao Poltica de Governo

Reforma discreta e pela metade no secretariado (Foto: Fernando Silva/PCR)

PE247 – A esperada mudança nos quadros do secretariado recifense não saiu como muitos esperavam. O prefeito João da Costa (PT) não conseguiu atrair nomes carimbados para a substituição dos auxiliares que entregaram seus postos em apoio à candidatura às prévias do secretário estadual de Governo, Maurício Rands (PT), na corrida sucessória da capital pernambucana. Algumas lacunas permanecem abertas, e o chefe do Executivo municipal fechou apenas pontos de uma reforma, digamos, capenga. Metade das vagas que estavam abertas ainda não possuem titulares.

O secretário de Turismo, André Campos (PT) assume a Coordenação Política de Governo, na vaga deixada por Henrique Leite (PT), que disputará, em outubro, cadeira na Câmara do Recife; A atriz Simone Figueiredo, que atualmente coordena o Parque Dona Lindu, fica à frente da Secretaria de Cultura em substituição ao jornalista Renato L, ligado à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), de Maurício Rands;a terceira e última mudança anunciada é a troca de comando na presidência do Geraldão. Sai o petista Eduardo Granja, que também pensa em concorrer a mandato de vereador do Recife, e entra a professora de educação física Renata Lucena.

Todavia, ainda não há substitutos na Fundação de Cultura, atualmente gerida por Luciana Félix; na Secretaria de Saúde, que segue por enquanto com Gustavo Couto, e na Coordenação adjunta de Política de Governo, que era ocupada por Aloísio Camilo. Ele se desincompatibilizou para disputar vaga na Câmara de Vereadores. Os dois primeiros secretários acordaram com o prefeito João da Costa que seguem em seus postos até o gestor encontrar seus substitutos. 

Nenhum dos nomes anunciados até o momento era de fora da gestão. As substituições caseiras diferem completamente das últimas reformas realizadas pelo prefeito João da Costa, que, em situações anteriores, cortejava badalados quadros técnicos e políticos de partidos importantes da Frente Popular. Com a disputa por prévias estabelecida no PT, o gestor não consegue desatar nós importantes, como o da Secretaria de Saúde. Considerada uma das pastas mais estratégicas, ele segue com seu comando indefinido por tempo indeterminado.

Câmara

O vereador Aerto Luna (PRP) assume a Liderança do Governo na Câmara do Recife em substituição a Luiz Eustáquio (PT), que é ligado a secretário Maurício Rands. O PE247 já havia adiantado essa informa na semana passada.