Regra para o FPE ainda indefinida
Mudana na forma de repasse do Fundo de Participao dos Estados (FPE) precisa de reviso at o final de 2012; medida, no entanto, est sob impasse no Governo Federal e no Congresso Nacional
Raphael Coutinho _PE247 – O repasse feito do Fundo de Participação dos Estados (FPE) aos entes da Federação está ameaçado, caso o Congresso Federal não aprove, até o final do ano, uma proposta que disciplina o rateio desses recursos. A informação circula nos bastidores do Supremo Tribunal Federal (STF). A corte máxima da Justiça brasileira já decidira, em 2010, as atuais regras de partilha dos repasses são inconstitucionais. Na ocasião, o STF deu prazo até 2012 para que deputados e senadores aprovassem um novo modelo.
O prazo se encerra em cerca de sete meses e o Governo Federal ainda não sinalizou qual proposta deve apoiar. O impasse também ronda a Câmara e o Senado, que não sinalizaram ainda alguma para tornar prioridade. O principal entrave para a aprovação de uma nova regra do FPE ainda em 2012 é o fato de ser um ano de eleições municipais.
Pelas normas que regem o FPE atualmente, e que é declarado inconstitucional, Estados com menor base tributária, como Amapá, Roraima, Acre e Tocantins receberem um grande aporte de recursos da União, chegando até a 50% da receita deles. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste dispõem de 85% dos recursos, enquanto Sul e Sudeste ficam com 15%. Para São Paulo, por exemplo, o FPE não representa sequer 1% da receita.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: