HOME > Geral

Renan anuncia construção de quatro novas UPAs

O governador Renan Filho (PMDB) anunciou a construção de mais quatro unidades de pronto atendimento em Maceió; expectativa é que as ordens de serviço sejam assinadas em janeiro do próximo ano; "As UPAs são sucesso no país inteiro. Nós entregamos duas este ano. Vamos fazer mais quatro UPAs, três de emergência e uma de especialidades", afirmou Renan Filho

O governador Renan Filho (PMDB) anunciou a construção de mais quatro unidades de pronto atendimento em Maceió; expectativa é que as ordens de serviço sejam assinadas em janeiro do próximo ano; "As UPAs são sucesso no país inteiro. Nós entregamos duas este ano. Vamos fazer mais quatro UPAs, três de emergência e uma de especialidades", afirmou Renan Filho (Foto: Voney Malta)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alagoas 247 - O governador Renan Filho (PMDB) anunciou, na manhã desta quinta-feira (22), durante inauguração de obras na Grota do Aterro, no Novo Mundo, a construção de mais quatro unidades de pronto atendimento em Maceió. A expectativa é que as ordens de serviço sejam assinadas em janeiro do próximo ano.

"As UPAs são sucesso no país inteiro. Elas são financiadas pelo governo federal, pelo governo do Estado. Nós entregamos duas UPAs este ano: uma na parte baixa, no Trapiche da Barra, e outra na parte alta, no Benedito Bentes. Vamos fazer mais quatro UPAs: três de emergência e uma de especialidades", afirmou.

De acordo com Renan Filho, as unidades devem funcionar no Jacintinho, na Chã da Jaqueira, no Benedito Bentes e no Clima Bom. "As UPAs diminuíram a demanda reprimida do Hospital Geral do Estado, porque muita gente não tinha acesso à saúde. Por exemplo, o cidadão estava no Benedito Bentes e não tinha como descer para o HGE. Agora, ele pode receber atendimento lá mesmo", acrescentou o governador.

CADEIRAS DE RODAS E ÓCULOS

Durante a inauguração desta manhã, o governador afirmou que os moradores das comunidades beneficiadas pelo programa "Pequenas Obras, Grandes Mudanças" receberão óculos e cadeiras de rodas. A medida deve ser repetida em todas as grotas que vão receber ações do governo estadual, segundo Renan Filho.

"Nós fizemos uma parceria com a ONU [Organização das Nações Unidas] e a ONU trouxe algumas experiências que eles utilizaram em Nairóbi, em Medelín. Eu vou, inclusive, propor uma parceria de cidades irmãs com a cidade de Medellín, porque ela é muito parecida com Maceió, já que tem muita grota. Eles fizeram investimentos lá. A gente tá trazendo com essa parceria trabalhos na área da saúde, da geração de renda e ajudando as crianças a aprender a ler", observou.

Essas ações que o governo tem desenvolvido, segundo ele, vão garantir "cidadania e dignidade" e "elevar a autoestima do cidadão".

PEQUENAS OBRAS, GRANDES MUDANÇAS

Renan Filho ressaltou que a urbanização de grotas exerce um papel que vai além de garantir uma melhor infraestrutura para as comunidades. "Muda muita coisa. Vim no lançamento da obra e pude observar lixo, entulho, as coisas desorganizadas. Hoje nós rebocamos os muros, fizemos o acesso, garantimos uma escadaria digna. As pessoas estão com outra autoestima".

E concluiu: "O objetivo principal da obra é garantir segurança, melhor mobilidade para a criança, para o idoso, para a pessoa com deficiência. É garantir uma passagem digna, decente, uma calçada. É garantir que o cidadão mais pobre, aquele que reside na grota, que ele tenha tudo isso com muito mais segurança".

Com gazetaweb.com

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: