Renan Filho lidera pesquisa em cidade do interior

Pesquisa realizada pelo Instituto Falpe para governador, senador, deputado estadual e federal, entre os dias 17 e 21 de julho, em Major Izidoro, ouviu 3 mil pessoas; em todos os cenários, o governador Renan Filho (PDB) lidera o levantamento; ele aparece com 30% de intenções de votos, seguido pelo prefeito de Maceió,  Rui Palmeira (PSDB), com 11%; o deputado federal JHC (SB)  ficou com 5%

Pesquisa realizada pelo Instituto Falpe para governador, senador, deputado estadual e federal, entre os dias 17 e 21 de julho, em Major Izidoro, ouviu 3 mil pessoas; em todos os cenários, o governador Renan Filho (PDB) lidera o levantamento; ele aparece com 30% de intenções de votos, seguido pelo prefeito de Maceió,  Rui Palmeira (PSDB), com 11%; o deputado federal JHC (SB)  ficou com 5%
Pesquisa realizada pelo Instituto Falpe para governador, senador, deputado estadual e federal, entre os dias 17 e 21 de julho, em Major Izidoro, ouviu 3 mil pessoas; em todos os cenários, o governador Renan Filho (PDB) lidera o levantamento; ele aparece com 30% de intenções de votos, seguido pelo prefeito de Maceió,  Rui Palmeira (PSDB), com 11%; o deputado federal JHC (SB)  ficou com 5% (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - Importante e influente município localizado entre o Agreste e o Sertão alagoano, a população de Major Izidoro foi pesquisada pelo Instituto Falpe sobre o pleito de 2018 para governador, senador, deputado estadual e federal.  3 mil pessoas foram ouvidas entre os dias 17 e 21 de julho. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos

Levantamento também avaliou a gestão da prefeita do município, Santana Mariano (PMDB). O seu governo foi considerado ótimo por 33,5%; 29,5% acham bom e regular 20%. 1% avaliam como ruim e 8,5% péssimo. 7,5% não opinaram. 73,5 dos entrevistados aprovam a administração atual; 16% desaprovam.

A pesquisa também quis saber quais os vereadores mais atuantes: os cinco melhores colocados foram Nido Félix, 6,5%; Marcondes do Roque, 5,25%; Zé Miranda, 5%; Demir Correia e Chaveiro do Gado obtiveram 4,5%.

EM TEMPO:

1 - Antes de você ler logo abaixo todos os números, quero levantar alguns pontos. Todas as pesquisas tornadas públicas neste espaço – e em outros blogs- revelam situações semelhantes. Renan Filho permanece na dianteira, porém, é o único nome efetivamente candidato. Ele mantém os mesmos cerca de 30% que o levaram a vitória em 2014. Ou seja, não cresceu, tampouco caiu. Isso pode ser um problema, embora o seu governo seja bem avaliado.

2 – Rui Palmeira, que nada faz para ser candidato, nem quer falar sobre o tema e diz que é muito cedo para qualquer ação ou decisão, permanece bem avaliado. É um nome muito forte. É um candidato possível que nada faz “pra se viabilizar”.  

3 – Heloísa Helena é fortíssima para ganhar uma das duas vagas para o Senado. Ela aparece muito bem em todos os levantamentos em que o seu nome é apresentado ao entrevistado. Corre risco maior de não se eleger caso opte por disputar o cargo de deputado federal. Na eleição proporcional, principalmente para a Câmara - ao contrário da majoritária, ainda mais com duas vagas para o Senado – as chances de vitória são maiores para quem tem “estrutura, o faz-me-rir, o tal do din-din”, e fecha acordos com lideranças políticas. Ou seja, deputado é eleição onde o dinheiro conta bastante e decide.

Portanto, repito o que já disse outras vezes: se Heloísa fizer uma campanha minimamente profissional – propaganda eleitoral com alguma qualidade de áudio, cenário, por exemplo, e se afinar o discurso crítico para conquistar o primeiro ou o segundo voto em disputa, dificilmente deixará de ser eleita.

4 – Para encerrar, nos próximos dias teremos duas novas pesquisas. Uma feita em todo o Agreste e a outra na Grande Maceió. Tudo indica que ela trará grandes surpresas.

Leia Baixo o resultado da pesquisa:

No levantamento para governador foram citados alguns nomes. Renan Filho tem 30%; Rui Palmeira, 11%; JHC, 5%; Nenhum, 32%; Não opinaram, 22%.

Se a disputa for apenas entre Renan e Rui, o governador tem 30,5% e o prefeito de Maceió atinge 13,5%. Nenhum, 34,5%; 21,5% não opinaram.

Entre Renan e JHC, o governador sobe para 32%, contra 10% de JHC. Nenhum, 36,5%; não opinaram 21,5%.

Também foi perguntado em quem o eleitor não votaria para governador. Renan lidera com 6,5%; JHC, 5,5% , Rui fica com 3%. Nenhum, 32%; Nada contra, 22%; 31% não opinaram.

Nomes também foram apresentados para o Senado. Teotonio Vilela lidera com 18%, seguido por Ronaldo Lessa, 17%, Heloísa Helena, 16,5%; Renan Calheiros, 12,5%; Benedito de Lira, 12%; Maurício Quintella, 9,5%; Marx Beltrão, 5%; João Caldas, 3%. Nenhum, 25%; Não opinaram, 30%.

Deputado estadual

Paulo Dantas aparece na liderança, 11,5%; Carimbão Filho, 10%; Bruno Toledo, 8,5%; Ângela Garrote, 5%; Antônio Albuquerque, 4,5%; Inácio Loiola e Ricardo Nezinho empataram com 4%; Tarciso Freire, 2%; Chico Tenório, 1,5%; Jairzinho Lira, 1%; João Beltrão e Isnaldo Bulhões ficaram com 0,75%; Val Gaia, 0,5%; Conceição Tavares, 0,25%; Samir Malta, Ronaldo Medeiros, Galba Novaes e Taíse Guedes, 0%. Nenhum, 25%; Não opinaram, 20,75%.

Deputado federal

Com uma lista apresentada para o eleitor escolher, Carimbão Pai aparece com 14%. Pedro Vilela, 9%; Ronaldo Lessa, 8%; Maurício Quintella, 7%; Sérgio Toledo, 4%; Arthur ira, 2,25%; Paulão do PT, 2%; JHC, 1,75%; Rodrigo Cunha, 1,5%; Nivaldo Albuquerque, 1%; Pinto de Luna e Severino Pessoa empatam com 0,75%; Tereza Nelma, Davi Davino e rosinha da Adefal ficaram com 0,5%; Jarbas Omena, 0%; nenhum, 27,5%; Não opinaram, 19%.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247