Renan pode contratar OS para Hospital Geral
O governador Renan Filho (PMDB) revelou a existência de um projeto para contratação de uma Organização Social (OS) para administrar o Hospital Geral do Estado (HGE); ele também destacou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que já funcionam com OSs, são exemplos e que o caminho é esse porque o Estado não pode mais contratar servidores
Alagoas 247 - O governador Renan Filho (PMDB) falou à imprensa, na manhã desta segunda-feira (8), sobre a existência de um projeto para contratação de uma Organização Social (OS) para administrar o Hospital Geral do Estado (HGE). Renan fez a declaração durante a solenidade de assinatura de um termo que busca recuperar documentos históricos em Alagoas, ocorrida no Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió.
De acordo com o gestor, a discussão sobre a Organização Social é antiga, pois o governo se debruça sobre o projeto desde o primeiro dia da gestão. É um modelo do Brasil, conforme ressaltou. "Os estados com os melhores serviços de saúde funcionam assim e, aqui em Alagoas, os equipamentos que têm os melhores serviços são organizações sociais".
O governador ainda destacou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que já funcionam com OSs, são exemplos e que o caminho é esse porque o Estado não pode mais contratar servidores.
"Alagoas já compromete quarenta e nove por cento da Receita corrente líquida com pagamento de servidores que estão contratados. Porém, precisamos de mais enfermeiros e médicos. Ou se faz isso através de OSs ou não se consegue fazer nada", destacou.
Dívida nacional
Questionado sobre a dívida pública do estado com a União, Renan Filho disse que ainda aguarda a deliberação do Congresso Nacional. "Para Alagoas, é fundamental e já fiz a bancada federal enxergar a situação. A insegurança da aprovação é iminente e nós, governadores, estamos muito preocupados".
O governador havia sinalizado - no início do mês - à Rádio Gazeta que o Estado só pagará os salários do funcionalismo público até dezembro se a renegociação da dívida for aprovada pelo Congresso. Caso contrário, Alagoas "seguirá o mesmo ritmo" de outros estados, que já comprometeram a folha de pagamento.
Greve do Detran
Sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Renan Filho informou que deve mandar o projeto de lei para a Assembleia Legislativa (ALE). Segundo ele, faltavam alguns detalhes na matéria.
"No projeto que o Detran mandou tinha a proposta de que os cargos comissionados fossem nomeados pelo diretor-presidente, e isso não pode. Os cargos em Alagoas são nomeados pelo governador, conforme a Constituição. Vou enviar o projeto hoje para a Assembleia".
Eixo viário
Renan Filho aproveitou a oportunidade para informar que as obras do eixo viário foram iniciadas dentro do 59º Batalhão e do Hospital do Açúcar. Já no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), o Estado aguarda uma posição da empresa responsável pelos trabalhos. "Estamos esperando os equipamentos para assinar a ordem de serviço. Alagoas tinha um histórico ruim de obras lançadas e não iniciadas", frisou.
Assinatura
O governador assinou, nesta manhã, o termo que busca recuperar documentos históricos no estado. A solenidade é mais uma ação pelos 200 anos da Emancipação Política de Alagoas. "O ano que vem é muito importante. A parceria com o Instituto Histórico e Geográfico vai fortalecer os vínculos, pois não existe estado sem história", comentou. São documentos raros, como, por exemplo, o Diário Oficial do centenário da Emancipação.
Com gazetaweb.com
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: