Representante do Papa visita o Tocantins
Núncio apostólico dom Giovanni D'Aniello, representante do papa Francisco no Brasil, participa das comemorações do centenário da Arquidiocese de Porto Nacional; ele celebra missa solene em frente à Catedral Nossa Senhora das Mercês; na segunda-feira, 13, Porto Nacional completa 154 anos de Emancipação Política e 277 de história; confira programação
Tocantins 247 - O núncio apostólico dom Giovanni D'Aniello, representante do papa Francisco no Brasil, será recebido pela vice-governadora Claudia Lelis (PV) e secretários de Estado, às 11 horas deste domingo,12, no aeroporto do município de Porto Nacional.
Dom Giovanni vem ao Tocantins para participar das comemorações do centenário da Arquidiocese de Porto Nacional, que acontece durante todo o dia, com uma programação extensa que será encerrada com uma missa solene, às 19 horas, em frente à Catedral Nossa Senhora das Mercês, celebrada pelo núncio apostólico.
O núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé, que exerce o posto de embaixador e representa a Santa Sé perante os estados, algumas organizações internacionais e a igreja local, tendo os mesmos privilégios e imunidades de um embaixador.
Nos próximos dias 12 e 13 de julho, a cidade de Porto Nacional receberá milhares de pessoas, oriundas da zona rural portuense, de outros centros urbanos do Tocantins e de estados como Goiás, Piauí, Pará e Maranhão, para a missa solene que celebrará os 100 anos da Diocese e as festividades cívicas alusivas aos 154 de emancipação política do município.
No dia 12 de julho, as 7h30, a Avenida Beira Rio será palco da 1ª Corrida de Porto Nacional, que terá um percurso de 7 quilômetros. No início da noite, às 19 horas, acontecerá uma missa solene em frente à Catedral Nossa Senhora das Mercês, celebrada pelo Núncio Apostólico, Giovanne Doniello, representante do Papa Francisco na solenidade de celebração dos 100 anos da Diocese portuense.
Memorial
Após a missa solene, por volta das 21 horas, o prefeito Otoniel Andrade (PSDB) convidará os presentes para, ao som da Banda de Música Mestre Adelino, seguirem até a Avenida Beira Rio, onde serão inauguradas obras de revitalização daquele espaço e também o Memorial dos Heróis Tocantinenses. Em seguida, às 22 horas, acontecerá o show do cantor padre Alessandro Campos e à meia noite haverá a queima de fogos, anunciando mais um aniversário de emancipação política do município.
154 anos de emancipação e 277 de história
No dia 13 de julho, a partir da 8 horas, na Praça do Centenário acontecerá o Desfile Cívico em alusão ao aniversário de Porto Nacional, que completa 154 anos de Emancipação Política e 277 de história. A noite, na Avenida Beira Rio, acontecerá um show com a cantora gospel Cassiane.
Fundado no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações desciam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará. Com a construção da rodovia BR-153, nos anos 1970, o fluxo de pessoas e mercadorias passou para a via terrestre.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: