Rio dos Macacos terá nova rodada de negociação com o governo
A comunidade quilombola apresentará sua avaliação sobre a proposta feita pelo governo em 11 de março último, quando o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Fernando Matos, apresentou uma nova solução do governo, que considera a cessão de 86 hectares dentro da atual área de Marinha para comunidade na Base Naval de Aratu; a principal mudança em relação à proposta anterior é a permanência da maior parte dos moradores onde atualmente residem, além da manutenção de áreas onde já cultivam
Bahia 247 - O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) intermediará no próximo dia 6 mais uma etapa das negociações iniciadas em outubro de 2013 entre representantes da comunidade Rios dos Macacos e o Ministério da Defesa, para a permanência dos quilombolas na atual base da Marinha em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A comunidade apresentará sua avaliação sobre a proposta feita pelo governo em 11 de março último. Na ocasião, o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Fernando Matos, apresentou uma nova solução do governo, que considera a cessão de 86 hectares dentro da atual área de Marinha para comunidade.
A principal mudança em relação à proposta anterior é a permanência da maior parte dos moradores onde atualmente residem, além da manutenção de áreas onde já cultivam, algo que ainda não havia sido contemplado.
Outra novidade é a construção de uma estrada para que os quilombolas tenham acesso independente ao território, já que atualmente a entrada utilizada é a portaria controlada pela Marinha – palco de recentes conflitos entre oficiais e quilombolas.
Na próxima reunião, a expectativa é de que seja firmado um acordo com o intermédio do MPF que permita a formalização do território quilombola. Caso isso aconteça, a União deverá desistir das ações judiciais que já determinaram a remoção da comunidade do local.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: