TV 247 logo
    HOME > Geral

    Rubinho perde mais uma. Agora na Justiça

    Piloto de Frmula 1 moveu ao por uso indevido de imagem contra a Varig Logstica; Barrichello no gostou de anncio da empresa com a frase: "Rubinho, d pra ser mais velog?"

    Rubinho perde mais uma. Agora na Justiça (Foto: HAMAD I MOHAMMED/REUTERS)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Fernando Porfírio_247 – Mal nas pistas, o piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello também não conhece vitória na Justiça. Sua derrota mais recente aconteceu numa ação de indenização por dano moral que movia pelo uso indevido de imagem. O piloto acusava a Varig Logística (Velog) e a Full Jazz Comunicação e Propaganda de usar seu nome sem autorização. Rubinho perdeu na 6ª Vara Cível Central da Capital paulista e agora no Tribunal de Justiça de São Paulo.

    O piloto não gostou do anúncio no qual aparece uma criança em um carro de brinquedo com a frase: “Rubinho, dá pra ser mais velog? Com o título “Mais que Veloz, Velog – a entrega expressa da Varig Log”, o filme publicitário apresentava um garoto chamado “Rubinho”, que traja um macacão vermelho, cor tradicional da Ferrari, escuderia de Barrichello na Fórmula 1.

    O desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez reconheceu que a vinculação do filme publicitário com Rubens Barrichello é inegável. De acordo com Cortez, a propaganda usou até o apelido pelo qual o piloto é conhecido pelos fãs do automobilismo. Mas, para o relator, o nome e imagem do piloto caíram no domínio público.

    O piloto brasileiro reconhece que a campanha publicitária não usou sua imagem real, mas se valeu de elementos que associam seu nome e imagem ao personagem do filme publicitário.

    As duas empresas negam a acusação. A Full Jazz e a Velog alegam que não pretendiam atingir a imagem do piloto da Ferrari ou mesmo causar constrangimento a Rubens Barrichello.

    Para a Full, o filme publicitário focava apenas um garoto que dirigia um carrinho pelas ruas. Na contestação, a empresa garante que em momento algum da propaganda há menção à Fórmula 1 ou alusão à Ferrari.

    Barrichello afirma que depois que tomou conhecimento da propaganda notificou os responsáveis para que a publicidade fosse retirada do ar e que recebeu, por escrito, a informação de que a campanha seria mantida. A Velog desmente, garantindo que suspendeu a campanha tão logo soube do desconforto de Barrichello.

    O piloto pretendia que a Justiça garantisse indenização equivalente a 50% do valor da tiragem dos jornais e revistas em que foi divulgada a propaganda, bem como a metade do valor cobrado pelas emissoras de televisão.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: