Rui: "As pessoas vão economizar dinheiro" com aplicativo do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia lançou nesta terça-feira o 'Detran-BA Mobile', aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS com proposta de levar mais conteúdo e ampliar os serviços do órgão aos usuários; "As pessoas vão economizar dinheiro e tempo. O deslocamento ao posto do Detran, às vezes, é complicado. Com o aplicativo a gente começa a esvaziar esses postos. A Internet permite isso. O aplicativo é uma forma de garantir mais benefícios ao cidadão", disse o governador Rui Costa

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia lançou nesta terça-feira o 'Detran-BA Mobile', aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS com proposta de levar mais conteúdo e ampliar os serviços do órgão aos usuários; "As pessoas vão economizar dinheiro e tempo. O deslocamento ao posto do Detran, às vezes, é complicado. Com o aplicativo a gente começa a esvaziar esses postos. A Internet permite isso. O aplicativo é uma forma de garantir mais benefícios ao cidadão", disse o governador Rui Costa
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia lançou nesta terça-feira o 'Detran-BA Mobile', aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS com proposta de levar mais conteúdo e ampliar os serviços do órgão aos usuários; "As pessoas vão economizar dinheiro e tempo. O deslocamento ao posto do Detran, às vezes, é complicado. Com o aplicativo a gente começa a esvaziar esses postos. A Internet permite isso. O aplicativo é uma forma de garantir mais benefícios ao cidadão", disse o governador Rui Costa (Foto: Romulo Faro)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Bahia 247 - O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou nesta terça-feira (11) o 'Detran-BA Mobile', aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS com proposta de levar mais conteúdo e ampliar os serviços do órgão aos usuários.

"As pessoas vão economizar dinheiro e tempo. O deslocamento ao posto do Detran, às vezes, é complicado. Com o aplicativo a gente começa a esvaziar esses postos. A Internet permite isso. O aplicativo é uma forma de garantir mais benefícios ao cidadão", disse o governador Rui Costa.

Por meio do aplicativo, o cidadão poderá ser alertado sobre os prazos de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), consultar os pontos da CNH, saber da situação do licenciamento anual de seu veículo (valores, parcelas, pagamentos, entre outros itens), ser informado sobre eventuais multas e consultar todo o seu histórico.

Quem baixar o Detran-BA Mobile também vai poder acompanhar resultados de exames e se preparar para os exames a partir de simulados. O APP também lembra as datas importantes para o condutor, como renovação de seguros, revisões planejadas, vencimento do extintor, próxima troca de óleo e checagem de pneus e bateria.

SineBahia Mobile

O governo do Estado disponibiliza ainda outros aplicativos de serviços públicos, como o 'SineBahia Mobile'. Lançado em novembro de 2014, o programa disponível gratuitamente para dispositivos Android tem sido uma das principais alternativas para quem busca chance no mercado de trabalho. O APP oferece diversas funcionalidades, como informações sobre vagas, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da opção de fazer habilitação ao Seguro-Desemprego.

O aplicativo, que também contempla o trabalhador autônomo, oferece informações sobre o SineBahia-Patra, o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e o conteúdo do portal do empreendedor individual. Para as empresas, o APP possibilita disponibilizar vagas, enviar declaração para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), verificar currículo de trabalhador e enviar demanda por cursos para qualificação profissional.

Diariamente cerca de mil pessoas procuram o serviço de intermediação de mão-de-obra nas 120 unidades espalhadas pelo estado. Desde a criação, o SineBahia já encaminhou mais de um milhão de profissionais ao mercado de trabalho, e 460 mil tiveram o emprego garantido.

Mídias sociais

Para localizar desaparecidos, também já existe um recurso mais rápido. Desde abril do ano passado, a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) utiliza o Whatsapp, por meio do número 71 8643-4007, e uma página no Facebook para registrar ocorrências. Duas pessoas ficam responsáveis pelo atendimento aos usuários, uma em cada turno.

Com os novos canais de comunicação, houve aumento de 30% na localização de pessoas de janeiro a junho deste ano, quando o índice é comparado ao mesmo período de 2014.

Registro de BO (DPP)

Para registrar o desaparecimento de alguém na capital - boletim de ocorrência (BO) - é necessário que um parente de primeiro grau ou o cônjuge compareça à sede da DPP, no prédio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Rua das Hortências, s/n, Pituba, e informe os dados para identificar o desaparecido. Deve ser apresentada uma foto atual para divulgação nas mídias sociais.

Nos casos de desaparecimentos ocorridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior da Bahia, as ocorrências deverão ser feitas nas Delegacias Territoriais (DTs) da área onde a pessoa foi vista pela última vez.

Em situações de desaparecidos fora da capital ou em outros estados, é necessário que a unidade policial, onde foi registrado o fato, encaminhe cópias do boletim de ocorrência, termo de declarações da pessoa que comunicou o fato e foto recente da pessoa, com a devida autorização de divulgação nas mídias sociais, para o e-mail [email protected]

Reencontro (DPP)

Quando se trata de reencontro, é necessário se dirigir à DPP portando documento para que possa ser feita a pesquisa. Segundo a delegacia, é imprescindível ser parente de primeiro grau da pessoa localizada. Nos casos ocorridos no interior baiano, a orientação é procurar a delegacia territorial.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email