CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Rui Costa, 'pai da mobilidade' que não anda

Não caiu muito bem entre petistas e aliados o título de 'pai da mobilidade urbana em Salvador' dado pelo governador Jaques Wagner ao chefe da Casa Civil do Estado e pré-candidato do PT à sua sucessão; será que o eleitor vai saber (ou querer) separar o tempo de comando do Estado dos 13 anos nos quais o metrô que ganhou destaque negativo internacional como exemplo de corrupção esteve sob responsabilidade da Prefeitura de Salvador? Seria uma aposta alta; governador tenta atrelar a Rui uma obra grande, mas que parou no tempo e desperta revolta na população

Não caiu muito bem entre petistas e aliados o título de 'pai da mobilidade urbana em Salvador' dado pelo governador Jaques Wagner ao chefe da Casa Civil do Estado e pré-candidato do PT à sua sucessão; será que o eleitor vai saber (ou querer) separar o tempo de comando do Estado dos 13 anos nos quais o metrô que ganhou destaque negativo internacional como exemplo de corrupção esteve sob responsabilidade da Prefeitura de Salvador? Seria uma aposta alta; governador tenta atrelar a Rui uma obra grande, mas que parou no tempo e desperta revolta na população (Foto: Romulo Faro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Romulo Faro, do Bahia 247 - Não caiu muito bem entre petistas e aliados o título de 'pai da mobilidade urbana em Salvador' dado pelo governador Jaques Wagner ao chefe da Casa Civil do Estado e pré-candidato do PT à sua sucessão.

O próprio Wagner disse no evento de adesão do PTB à chapa do PT que havia se inspirado no título de 'mãe do PAC' dado pelo ex-presidente Lula à então candidata à presidência da República em 2010 Dilma Rousseff.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há de se levar em conta, na comparação, que Lula chegava ao final de seu segundo mandato consecutivo com alta histórica em avaliação popular. E o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tinha números efetivamente positivos para ser apresentados.

Voltando a Rui Costa, o título de pai da mobilidade pode não ser positivo. Vale ressaltar, antes de qualquer coisa, que o metrô de Salvador, que está sendo construído há 14 anos, está sob cessão do Estado há um ano apenas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas será que o eleitor vai saber (ou querer) separar o tempo de comando do Estado dos 13 anos nos quais o sistema de transporte que ganhou destaque negativo internacional como exemplo de corrupção esteve sob responsabilidade da Prefeitura de Salvador? Seria uma aposta alta.

Jaques Wagner tenta atrelar a Rui Costa uma obra grande, mas que parou no tempo e desperta revolta na população. Ao custo de mais de R$ 1, 1 bilhão, o metrô de Salvador tem pronta apenas metade da chamada Linha 1 do modal, percurso de seis quilômetros que liga a Estação da Lapa ao Acesso Norte (Rótula do Abacaxi).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como se sabe, e é dito pelas próprias autoridades, não há viabilidade financeira para nenhuma empresa operar o sistema de transporte. O valor da passagem seria absurdo e a população não podeira pagar.

Mas o governador é otimista e promete pôr o metrô em funcionamento (em fase experimental) em junho próximo, quando o cenário eleitoral já estará fervendo. Ele acredita que o feito histórico, se concretizado, alavancará Rui Costa como verdadeiro pai da mobilidade, como o político que fez o metrô funcionar após 14 anos de construção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Além de o metrô não funcionar, Salvador tem ainda o problema os engarrafamentos quilométricos, que só fazem aumentar. E pior: a população não vê possibilidade de melhoria. Wagner atribui a Rui Costa execução do projeto da Via Expresa Baía de Todos os Santosm que, sem dúvida, é louvável, mas que não ajudou a desafogar a Avenida Paralela e a região do Iguatemi, dois dos maiores gargalos da cidade.

Como dito acima, é uma aposta alta a de rotular Rui como 'pai da mobilidade'.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO