Russomano lidera e abre 4 pontos sobre José Serra

Com 31% das intenções de voto, segundo o Datafolha, ele lidera as pesquisas, deixa José Serra, estagnado, com 27%, para trás e se distancia cada vez mais do pelotão formado por Fernando Haddad, Gabriel Chalita, Soninha Francine e Paulinho da Força; vai dar zebra na maior cidade do País?

Russomano lidera e abre 4 pontos sobre José Serra
Russomano lidera e abre 4 pontos sobre José Serra (Foto: Folhapress)

247 – Para quem previa uma disputa monótona, marcada pela tradicional polarização entre PSDB e PT em São Paulo, com José Serra e Fernando Haddad ocupando os papéis principais, o cenário de 2012 tem-se mostrando surpreendente. Na nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira, o azarão Celso Russomano já não vê ninguém à sua frente. Com 31% das intenções de voto, o candidato do PRB é o líder incontestável na pesquisa e deixou José Serra, que continua estagnado, com 27%.

Em um mês, Russomano ganhou cinco pontos e foi de 26% a 31%. Serra, que era tido como favorito absoluto, caiu 3, indo de 30% a 27%. No pelotão traseiro, um destaque para o pequeno avanço de Fernando Hadadd, do PT, que foi de 7% a 8%. Ele aparece na frente de Gabriel Chalita com 6%, Soninha Francine, com 5% e Paulinho da Força, com 4%.

Desde o início da corrida eleitoral, Celso Russomano tem dito que não é “cavalo paraguaio”. Sua resistência, de fato, impressiona. E ele já não pode ser considerado zebra, numa cidade que sempre intrigou os analistas. São Paulo já surpreendeu com vitórias improváveis como as de Luiza Erundina contra Paulo Maluf, Jânio Quadros contra Fernando Henrique Cardoso (que havia sentado na cadeira), Celso Pitta contra José Serra e Gilberto Kassab contra Marta Suplicy e Geraldo Alckmin. Por que não Russomano?

Horário eleitoral

A favor de Russomano, há outro dado importante. Ele já é o primeiro no voto espontâneo, com 15% das intenções de voto, contra 13% de Serra e 4% de Haddad. Contra ele, há o fato de que ele terá pouco tempo no horário eleitoral: dois minutos e meio contra os sete de Haddad e Serra.

No entanto, o candidato do PRB é um comunicador nato, que há anos se destaca como apresentador de programas de defesa do consumidor. E nem mesmo as primeiras denúncias que surgiram até agora, como os favores prestados na Câmara dos Deputados ao empresário Laerte Codonho, da Dolly, foram capazes de abalar sua candidatura.

São Paulo amanheceu com uma pesquisa surpreendente que, no dia da estreia do horário eleitoral, certamente irá instalar uma crise nos QGs de José Serra e Fernando Haddad.

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247