Safra especial de R$ 5 milhões
Mr. Beer conquista pblico seleto e prev dobrar faturamento. Cervejas tambm combinam com a ceia de Natal
Luciane Macedo _247 - Por trás dos 200 rótulos de cervejas especiais e artesanais do mundo todo que compõem o menu da Mr. Beer encontram-se um público, cada vez mais numeroso, de fiéis apreciadores da bebida milenar e um próspero negócio que deve encerrar 2011 com um faturamento na casa dos R$ 5 milhões, mais que o dobro conquistado no ano passado.
Trapistas, corsas, francesas, belgas, escocesas e até cervejas japoneas podem ser degustadas com petiscos em duas lojas da rede em São Paulo, no Pacaembu e no Brooklin, e uma na cidade paranaense Londrina. Os espaços, inaugurados este ano, são apenas os primeiros de um negócio que começou com quiosques nos shoppings da capital paulista e, dois anos depois, encontra-se em franca expansão Brasil afora. O aumento da demanda no Natal certamente será um dos elementos que contribuirão para o crescimento da rede.
"As vendas do último trimestre são responsáveis pelo nosso maior faturamento durante o ano", diz Humberto Ribeiro, diretor da Mr. Beer. Embora o mercado de cervejas especiais responda por apenas 5% do consumo nacional -- ou 2%, se consideradas apenas as de fabricação artesanal --, é grande o público que procura por um presente original entre os rótulos da Mr. Beer.
(clique para ampliar)
"O próprio crescimento do mercado gastronômico no Brasil ajuda a difundir as cervejas especiais e o gosto por diferentes prazeres à mesa", comenta Ribeiro. "As pessoas estão descobrindo que bebidas de paladares mais ácidos ou amargos harmonizam muito bem com uma variedade de pratos, inclusive os natalinos".
Uma das novidades da Mr. Beer para as ceias de Natal é a Colomba, cerveja corsa que não só harmoniza muito bem com bacalhau, mas também deve ser mais adaptável ao paladar do brasileiro que ainda não conhece as cervejas especiais, já que ela é uma witbier. Fabiano Wohlers, beer sommelier da Mr. Beer, sugere outras possibilidades, como uma strong dark ale trapista para acompanhar um pernil ou tender preparado no abacaxi. E os doces típicos do Natal, como rabanada, não ficaram de fora das harmonizações sugeridas pelo expert.
A escocesa Traquair House Ale, envelhecida em barril de carvalho, é outro destaque da rede para este fim de ano. Para Klaus Vidrik, professor de Gastronomia do Centro Universitário Senac, Campus Águas de São Pedro, este tipo de cerveja, do estilo scotch ale ou wee heavy, vai bem com pratos como fois gras e cogumelos, que podem compor um sofisticado jantar de Ano Novo.
(clique para ampliar)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: