'Salvador não pode virar uma São Paulo'
O líder da oposição na Câmara, vereador Suíca (PT), cobra "melhores condições de trabalho" para os profissionais de limpeza urbana na capital; "A campanha de reajuste salarial não é um foco de economia apenas, no nosso caso é um fato econômico porque os salários são corroídos pela inflação, mas temos uma série de cobranças que se refere à segurança no trabalho, valorização da função pela população e, acima de tudo, cobramos respeito ao profissional de limpeza urbana para que casos como o que ocorreu em São Paulo essa semana não se repita na Bahia", diz o vereador; ele se refere à morte de um gari por atropelamento no centro da capital paulista
Bahia 247 - O líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), cobra "melhores condições de trabalho" para os profissionais de limpeza urbana na capital.
Depois de participar das rodadas de negociações com empresas contratadas e representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), ele aponta para a falta de segurança, a importância de as empresas disponibilizarem equipamentos de segurança e diz que o aumento de 7% no salário dessa classe trabalhadora "é irrisório em relação ao serviço prestado e à desvalorização salarial que acontece com o aumento da inflação no país".
De acordo com Suíca, o Sindilimp segue com atuação direta com os trabalhadores e empresas.
"A campanha de reajuste salarial não é um foco de economia apenas, no nosso caso é um fato econômico porque os salários são corroídos pela inflação, mas temos uma série de cobranças que se refere à segurança no trabalho, valorização da função pela população e, acima de tudo, cobramos respeito ao profissional de limpeza urbana para que casos como o que ocorreu em São Paulo essa semana não se repita na Bahia", diz o vereador.
Ele se refere à morte de um gari por atropelamento no centro da capital paulista. A estudante universitária Hivena Vieira, de 24 anos, atropelou e matou Alceu Ferraz, de 61 anos, e fugiu do local do crime, no dia 16 deste mês, sem prestar socorro à vítima. Ela pode responder por homicídio culposo, lesão corporal culposa, fuga do local do acidente e omissão de socorro.
Ainda conforme o vereador petista, a situação em Salvador não é muito diferente da de São Paulo no quesito segurança e a cobrança por mais segurança também envolve a sociedade.
"Não podemos de forma alguma desvalorizar a atuação dos garis. Aqui em Salvador voltamos a defender a 'PPP do lixo' [parcerias público-privadas]. Não pode se ter um contrato do nível que está atualmente e esse é o último ano a ser renovado. A partir do ano que vem será complicado resolver essa situação. A 'PPP do lixo' é importante que saia para as empresas se planejarem, assim como saiu a concessão do transporte. É preciso buscar uma solução para esse problema, e ajudaria muito na valorização profissional".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: