Sartori: “sozinho, o poder público não dá conta de todas as atribuições”
O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Martin Raiser, apresentou os resultados do estudo Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade, que pautará as estratégias da instituição financeira pelos próximos anos; na cerimônia, o governador José Ivo Sartori disse que para mudar o atual cenário brasileiro - de desemprego em alta e estagnação da economia - é necessário um esforço coletivo; "É preciso melhorar a gestão e a eficiência do gasto. Sozinho, o poder público não dá conta de todas as atribuições", afirmou
O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Martin Raiser, apresentou nesta quinta-feira (18), em Florianópolis (SC), os resultados do estudo Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade, que pautará as estratégias da instituição financeira pelos próximos anos. O governador José Ivo Sartori esteve na cerimônia que discutiu as conquistas do país, bem como os principais desafios para garantir a manutenção desses avanços. Ele foi recebido pelo governador catarinense Raimundo Colombo.
No debate, Sartori falou que para mudar o atual cenário brasileiro - de desemprego em alta e estagnação da economia - é necessário esforço coletivo. "É preciso melhorar a gestão e a eficiência do gasto. Sozinho, o poder público não dá conta de todas as atribuições", afirmou. O governador expôs as medidas que o Estado tem tomado para alcançar a sustentabilidade e agradeceu o apoio do Banco Mundial através do Proredes Bird, programa que contribui na melhoria da gestão e oferece linhas de financiamento para melhorias em escolas e estradas.
Sartori também apresentou o modelo de gestão baseado em indicadores e metas, o Acordo de Resultados, e destacou medidas importantes como a Previdência Complementar e a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual - ação que serve de referência para outras unidades da federação. "As mudanças que estamos fazendo vão tornar o RS mais moderno, sustentável e com serviços qualificados. É assim que vamos buscar novos empreendedores", afirmou.
O secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, avalia o encontro como vital para o estreitamento das relações institucionais. "Possuímos parcerias consolidadas com o Bird e pretendemos ampliar esse elo para superar os gargalos da infraestrutura, sobretudo nos eixos rodoviários estratégicos que conduzem ao Porto de Rio Grande, bem como potencializar o modal hidroviário", disse. Búrigo ainda conversou com Raiser sobre a reestruturação da gestão pública gaúcha e a implantação do sistema de governança que visa dar respostas mais eficientes à sociedade.
Por fim, Sartori convidou o diretor do Banco Mundial para o Brasil para que o debate sobre o cenário da economia nacional e suas perspectivas também ocorram no Rio Grande do Sul.
Fonte: Ascom
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: