Saúde começa a montar aparelhos do Hugo 2
Secretaria da Saúde (SES) adquiriu aparelhos de imagem (tomógrafo, raios-X e ultrassom) que vão equipar o Hospital de Urgências da Região Noroeste (Hugo 2). “São equipamentos de primeira linha, com as melhores tecnologias do mundo. A utilização deles será um marco para a saúde pública do Estado”, destaca Ricardo Maranhão, gerente de Engenharia Clínica da SES; nesta semana, governador Marconi vistoriou as obras finais do hospital; "Esta é a mais importante obra para a saúde pública goiana em toda a história de Goiás. A parte do governo tem sido muito bem feita", disse Marconi
Goiás247 - A Secretaria da Saúde (SES) adquiriu, na semana passada, aparelhos de imagem (tomógrafo, raios-X e ultrassom) que vão equipar o Hospital de Urgências da Região Noroeste (Hugo 2). “São equipamentos de primeira linha, com as melhores tecnologias do mundo. A utilização deles será um marco para a saúde pública do Estado”, destaca Ricardo Maranhão, gerente de Engenharia Clínica da SES.
Dos dois tomógrafos adquiridos o mais moderno deles, de 64 canais, já está no hospital. O aparelho, que custou R$ 1,5 milhão, é um dos mais modernos do mercado, indicado para exames de alta complexidade em cardiologia e vascular. O outro equipamento, indicado para exames gerais, também já chegou à unidade de saúde.
“O Hugo 2 está quebrando paradigmas e a compra desse tomógrafo e dos outros aparelhos é uma prova disso”, argumenta Maranhão, ao comentar que o aparelho realiza exames com rapidez e precisão.
Já foi entregue também um aparelho digital de raios-X, adquirido por cerca de R$ 450 mil e a maioria dos 15 aparelhos móveis de raios-X, projetados para se deslocar até o paciente, dando agilidade ao atendimento. Em relação aos equipamentos de ultrassom, os três previstos para a unidade já chegaram e começaram a ser instalados.
No total, serão empregados no Hugo 2 cerca de R$ 71 milhões na aquisição dos equipamentos. Também já estão no hospital os equipamentos que vão compor a lavanderia, o setor de esterilização, o aparelho de videolaparoscopia e o suporte Hamper para carrinhos de medicamentos e de transporte de materiais. Na próxima semana está prevista a chegada das camas e das macas.
Vistoria
Na quarta-feira (6), o governador Marconi Perillo (PSDB) vistoriou as obras do Hugo 2 e percorreu diversas alas do empreendimento que tem mais de 71 mil metros quadrados construídos e ressaltou a importância do hospital para a população de Goiânia e de todo o Estado. “Esta é a mais importante obra para a saúde pública goiana em toda a história de Goiás. A parte do governo tem sido muito bem feita”, disse.
Foi também durante a vistoria que o governador comentou sobre a necessidade de esclarecer, junto à população, as responsabilidades legais de cada ente público nas esferas da administração, destacando também a importância das parcerias entre governo do Estado e prefeituras, por exemplo.
“As pessoas confundem muito. Muita vezes uma pessoa vai a um Cais (Centro de Atendimento Integrado à Saúde) e acha que o governador é o responsável. Não, nós somos responsáveis pelos grandes hospitais e ajudamos as entidades filantrópicas e várias prefeituras, mas a nossa responsabilidade é cuidar e cuidar bem dos grandes hospitais”, ressaltou.
