Saúde distribui 1 milhão de preservativos no Carnaval
Campanha de prevenção da Aids e de doenças sexualmente transmissível tem início na sexta-feira, 8; alvo da ação é a população sexualmente ativa entre 15 a 49 anos; desde 1984, foram notificados 11.253 casos de Aids em Goiás
Goiás Agora_ Camisinha – Use sempre que o clima esquentar. Este é o tema da Campanha de Carnaval 2013, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde. A abertura oficial da campanha será na sexta-feira, 8, às 8h30, no Posto da Polícia Rodoviária Federal, que fica entre Aparecida de Goiânia e Hidrolândia.
Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids, Letícia Dogakiuchi (foto), o objetivo é “sensibilizar motoristas que estão indo para o interior para festejar o Carnaval, para que vão com responsabilidade e informação em educação e saúde”. Serão disponibilizados um milhão de panfletos, três mil cartazes, duas mil camisetas e um milhão de preservativos. A distribuição será feita pelas Regionais da Saúde, contemplando 246 municípios goianos.
Letícia informa que durante todo o ano são realizadas pela SES campanhas de prevenção a Aids, mas a do Carnaval é a maior. “Uma campanha que está em alinhamento à Campanha Nacional e que traz um apelo ao uso do preservativo, principalmente numa época festiva, em que as pessoas se conhecem e se relacionam. Que esse relacionamento seja com saúde e proteção”. O alvo da Campanha é a população geral, de 15 a 49 anos, sexualmente ativa.
Participam como parceiros da Secretaria da Saúde, a Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Saúde de Goiânia, Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, Samu e Associação dos Servidores do Samu de Goiás.
Redes Sociais
A Secretaria da Saúde lançou também uma campanha de Carnaval no Facebook. Através do aplicativo Mala Pronta, os usuários da rede social poderão compartilhar com os amigos o destino escolhido para o feriado prolongado. Letícia explica que o aplicativo pede uma caracterização dessa viagem e então vai listar os itens que não podem faltar na mala, e entre eles, está o preservativo. O endereço é www.facebook.com/saudegoias.
Números
O primeiro caso de Aids em Goiás foi diagnosticado em 1984, em um homem, residente em Goiânia. Desde então, até 30 de junho de 2012, o Estado registrou no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, 11.253 casos de Aids em residentes de Goiás, sendo 11.050 (98,2%) em adultos maiores de 13 anos de idade e 203 (1,8%) em crianças menores de 13 anos.
O maior registro de casos aconteceu em 2011, com 749 casos. Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids, Letícia Dogakiuchi, ao analisar a epidemia da Aids observa-se uma tendência de estabilização. “Em 2011 tivemos um pequeno acréscimo do número de casos, mas a gente atribui isso a ampliação do diagnóstico ao longo dos anos em Goiás. Isso não pode trazer sentimento de conforto em relação a Aids, por isso, a gente traz essa questão do uso do preservativo para a população”, conclui.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: