HOME > Geral

Saúde prepara plano emergencial contra a dengue

Secretaria estadual organiza iniciativas para atualizar ação de contingência de combate ao mosquito aedes aegypti; objetivo é reduzir em 10% o número de mortes causadas pela doença; reunião terá participação do coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho

Saúde prepara plano emergencial contra a dengue (Foto: Divulgação)
Realle Palazzo-Martini avatar
Conteúdo postado por:

Goiás 247_ A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai desenvolver uma ação para diminuir os casos de dengue no Estado. Profissionais que atuam diretamente nas ações de prevenção, controle e assistência às vítimas da doença vão se reunir nos dias 18 e 19 de setembro (terça e quarta-feira) com o objetivo de atualizar o Plano de Contingência da Dengue. A reunião vai acontecer das 8 horas às 18 horas, no Centro de Informação Estratégica de Resposta em Vigilância em Saúde, localizado no prédio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), no Setor Coimbra.

A reunião terá a participação do coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho. Com vasta experiência na área, Giovanini vai coordenar os trabalhos a serem realizados pelos profissionais da SES, entre os quais servidores lotados nas áreas de vigilância epidemiológica, rede hospitalar e atenção básica em saúde em média e em alta complexidade.

O coordenador de Controle da Dengue e Febre Amarela em Goiás, Murilo do Carmo Silva, antecipa que a SES tem a meta de reduzir em 10% o número de mortes causadas pela dengue. Só no ano passado foram confirmados pela SES 51 mortes decorrentes da doença na Capital e em diversos municípios goianos. O Plano de Contingência da Dengue vai especificar as ações que devem ser desenvolvidas para o enfrentamento da epidemia de dengue.

Os profissionais de saúde avaliam que a persistência e o avanço dos casos de dengue ocorrem devido à baixa adesão da população em realizar atividades consideradas simples, porém imprescindíveis para a prevenção à doença.
Entre estas atividades está a eliminação dos prováveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, desenvolvida por meio da limpeza de suportes de vasos de plantas e de vasilhas usadas como bebedouros por animais e higienização de calhas, entre outros locais que acumulam a água da chuva.

 

Evento: Atualização do Plano de Contingência da Dengue

Data: 18 e 19 de setembro

Horário: das 8 horas às 18 horas

Local: Centro de Informação Estratégica de Resposta em Vigilância em Saúde, localizado no prédio da Superintendência de

Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais)

Endereço: Avenida Anhanguera, 5.195 – Setor Coimbra

Participação: Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde 


(Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde)

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...