HOME > Geral

Se Jarbas quiser criar novamente a União por PE, tô fora

A declarao do presidente nacional do PSDB, deputado Srgio Guerra, sepulta especulaes de que os partidos da oposio pernambucana poderiam se reunir em torno de um projeto poltico comandado pelo senador

Se Jarbas quiser criar novamente a União por PE, tô fora (Foto: José Cruz/ABr)
Gilberto Prazeres avatar
Conteúdo postado por:

Gilberto Prazeres_247 – Se alguém imaginava que a diminuta oposição pernambucana poderia se reunir, numa provável reedição da União por Pernambuco (antiga coalizão que governou o Estado por oito anos), pode tirar o cavalo da chuva. Presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra, descartou de vez a possibilidade. "Se Jarbas quiser montar novamente a União por Pernambuco, tô fora", afirmou, sem cerimônias, durante entrevista à Rádio Folha.

O tucano lembrou que, nas eleições do ano passado, Jarbas Vasconcelos obteve uma votação “muito pequena”, frente ao governador Eduardo Campos (PSB). No pleito, o peemedebista conseguiu pouco mais de 14% dos votos válidos, diante dos impressionantes 82,8% conquistados pelo seu maior rival. O que, para Sérgio Guerra, inviabiliza uma nova aglutinação das forças oposicionistas.

O deputado federal não participou ativamente da campanha de Jarbas, no ano passado. Sérgio Guerra, que ocupava cadeira no Senado, preferiu deixar o seu “espaço” na chapa majoritária do peemedebista, para cuidar da postulação do então candidato à Presidência da República do seu partido, o ex-governador de São Paulo José Serra. Contudo, o comportamento de Guerra foi visto como traição por muitos “jarbistas”. Na oportunidade, o ex-deputado federal Raul Jungmann (PPS) assumiu, sem sucesso, o posto do tucano.

A especulação de uma aproximação entre Sérgio Guerra e Jarbas Vasconcelos se deu após as tentativas do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), que é pré-candidato a prefeito do Recife, no próximo ano, tentar aparar as arestas entre os ex-aliados.

Desde o início do ano, há o rumor, nos bastidores da política pernambucana, de que, após a eleição municipal do próximo ano, o PSDB passaria a integrar a base de apoio do governador Eduardo Campos. Possibilidade que, volta e meia, é levantada sem grandes resistências de integrantes da legenda. Vários prefeitos tucanos, em Pernambuco, já haviam apoiado a postulação do socialista.

O senador Jarbas Vasconcelos foi procurado pela reportagem do Pernambuco247, mas não foi localizado. A assessoria de imprensa do parlamentar informou que ele encontra-se descansando e não iria comentar sobre a entrevista.

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...