TV 247 logo
      HOME > Geral

      Secretária de Educação assina documento com diretrizes da Educação do Campo

      As diretrizes são resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Educação do Campo e contemplam temas como a formação de professores do campo, o transporte escolar e a alimentação dos estudantes; Para o professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do tema, Miguel Arroyo, o documento é o fruto do protagonismo da população do campo; "Os povos do campo não esperam diretrizes outorgadas do governo. Eles se afirmam sujeitos políticos e de políticas. Essas diretrizes foram elaboradas por eles mesmos e isto é muito importante", destacou

      Crédito: Carlos Alberto / Imprensa – MG Local: Prédio Minas - 11º Andar - Sala 06 Data : 27-05-2015 Assunto: Assinatura de documento com as diretrizes para a educação do campo, com as presenças: Secretária de Estado de Educação, Professora Macaé (Foto: Luis Mauro Queiroz)
      Luis Mauro Queiroz avatar
      Conteúdo postado por:

      Agência Minas - A construção de ações voltadas a uma educação que dialogue com a realidade da população do campo. Esse é um dos objetivos das 'Diretrizes Operacionais da Educação do Campo de Minas Gerais', documento assinado nesta quarta-feira (27/5) pela secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.

      "Temos uma diversidade de situações no campo e é preciso que a educação desenvolvida nessas comunidades tenha qualidade e dialogue com a realidade local. Os desafios são muitos, mas ter um marco regulatório específico nos ajuda na construção de uma política verdadeiramente inclusiva", destacou a secretária.

      As diretrizes são resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente de Educação do Campo e contemplam temas como a formação de professores do campo, o transporte escolar e a alimentação dos estudantes. Para o professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do tema, Miguel Arroyo, o documento é o fruto do protagonismo da população do campo.

      "Os povos do campo não esperam diretrizes outorgadas do governo. Eles se afirmam sujeitos políticos e de políticas. Essas diretrizes foram elaboradas por eles mesmos e isto é muito importante", destacou.

      O documento será um marco que orientará os programas e projetos dos municípios e do próprio Estado na atuação para com as escolas do campo e, ainda, uma forma de fomentar as discussões com os movimentos sociais, as comunidades e os atores diretamente envolvidos no tema. Com a assinatura, o documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para apreciação.

      Para o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Paulo Lamac, as diretrizes representam um avanço para o Estado, após anos de regressão.

      "Esse é um marco, uma inflexão política em Minas Gerais, para que possamos valorizar a população que vive no campo. É preciso ter a clareza que não é custo termos uma educação do campo que prepare as pessoas. É um investimento e uma necessidade", avalia o presidente da Comissão.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: