Secretário: 'só a vacina vai controlar a dengue'
Após o estado de Minas Gerias passar, neste ano, pelo maior surto de sua história em casos de dengue, o secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, disse que somente a criação de uma vacina poderá controlar o alto número de casos; "Existe um foco de pesquisa em São Paulo, mas os ensaios clínicos sequer começaram. Então a perspectiva é que por mais sete ou oito anos tenhamos que conviver com esse desafio", declarou
Minas 274 – Após o estado de Minas Gerias passar, neste ano, pelo maior surto de sua história em casos de dengue, o secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, disse nesta quarta-feira (10) que somente a criação de uma vacina poderá controlar o alto número de casos no estado. De acordo com o dirigente, a vacina levará cerca de sete anos para ser desenvolvida.
"A reversão do quadro só vai ser possível quando tivermos a vacina, e isso não se aproxima na velocidade que desejamos. Existe um foco de pesquisa em São Paulo, mas os ensaios clínicos sequer começaram. Então a perspectiva é que por mais sete ou oito anos tenhamos que conviver com esse desafio", declarou Marques, em entrevista coletiva.
Em 2013, 110 pessoas morreram no estado por conta da dengue e 341.328 foram casos confirmados. O número é maior do que o registrado entre 2008 e 2012 - 339.936 confirmações. Na coletiva, o secretário também alertou a população sobre os cuidados na prevenção da dengue, pois, de acordo com a secretaria, mais de 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, estão em domicílios.
Ao falar sobre as principais ações do governo mineiro para combater a dengue, o secretário afirmou que o programa Saúde em Casa cravou um número de 4.511 equipes de saúde da família, beneficiando 842 municípios do estado, uma cobertura superior a 70% da população mineira. Segundo Marques, mais de R$ 220 milhões forma investidos para custear a rede de urgência e emergência no estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: