HOME > Geral

Segplan institui regras de gestão ao serviço público

Projeto piloto desenhado pela pasta institui critérios para movimentação, capacitação e promoção de pessoal por meio de um processo de avaliação de eficiência e produtividade; segundo o secretário Giuseppe Vecci, objetivos são avançar na profissionalização do serviço público, melhorar a produtividade e modernizar a administração estadual; uma avaliação periódica será aplicada a todos os servidores da Segplan, efetivos e comissionados

Segplan institui regras de gestão ao serviço público

Goiás247_ O serviço público de Goiás contará agora com critérios específicos para a gestão de pessoal. A iniciativa inédita no Estado já está sendo colocada em prática pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) em sua própria equipe de trabalho. Nesta terça-feira (14), todos os servidores comissionados e efetivos da Segplan, incluindo gerentes, vão passar por mais uma etapa de avaliação com o objetivo de identificar melhor as áreas que precisam aprimorar seus processos internos e reforçar treinamentos. “O que queremos é ter ferramentas claras, objetivas e eficazes de promoção de melhoria para todos, servidor e sociedade. O servidor não tem o que temer, ele só tem a ganhar com esse processo”, garante Giuseppe Vecci, titular da pasta.

O projeto piloto desenhado pela Segplan institui critérios para movimentação, capacitação e promoção de pessoal por meio de um processo de avaliação de eficiência e produtividade. O modelo faz parte de um novo programa de gestão do serviço público em implantação no Governo de Goiás, cujos objetivos são avançar na profissionalização do serviço público, melhorar a produtividade e modernizar a administração estadual.

O secretário Giuseppe Vecci, titular da Segplan, enfatiza que a Avaliação Periódica do Servidor (APS) é uma importante ferramenta de gestão, que objetiva diagnosticar a capacidade e o desempenho do servidor, visando melhor capacitá-lo em prol da qualidade do serviço público prestado à sociedade. “Não é possível pensar na melhoria do serviço público sem considerar o servidor. Ele é nosso parceiro, o vetor responsável pelo desempenho do Estado e participa de cada etapa, principalmente na ponta final de atendimento ao cidadão. Portanto, só conseguiremos profissionalizar o serviço prestado ao público qualificando e valorizando primeiramente o servidor público, e essa é uma prioridade deste Governo”, comenta Vecci sobre a nova etapa da avaliação, mas referindo-se também aos programas de qualificação dos servidores em todos os níveis em cursos diversos, inclusive no exterior, bem como cursos de pós-graduação em processo seletivo democrático e não com base em indicações.

Vecci lembra em especial da meritocracia, processo já implantado no Estado em que a nomeação de gerentes é feita por meio de uma seleção interna dos servidores, com critérios objetivos e transparentes. “A Avaliação Periódica do Servidor se insere nesse contexto. Precisamos avançar no processo de desempenho da máquina pública. A sociedade precisa e merece um Estado mais moderno, produtivo e que ofereça serviços de melhor qualidade com custo mais reduzido. E não há outro caminho, senão o do planejamento, da capacitação, dos processos inteligentes e do pessoal motivado que tem confiança de que pode investir em conhecimento, em qualificação”, assegura o secretário.

Avaliação Periódica do Servidor (APS)

Como na primeira etapa realizada em janeiro, a APS será aplicada a todos os servidores da Segplan, efetivos e comissionados. O novo ciclo de avaliação consistirá de uma prova objetiva de conhecimentos gerais e da administração pública (múltipla escolha) e uma avaliação comportamental, esta realizada pela chefia imediata de cada servidor. Cada etapa vale 50 pontos. Na parte da manhã farão as provas os servidores da Segplan ocupantes de cargos dos níveis fundamental e médio. À tarde será a vez dos servidores ocupantes de cargos de nível superior, incluindo gerentes. Na quinta-feira (16), a avaliação será feita pelos servidores do Vapt Vupt. Os locais de prova já estão informados pela intranet da Segplan.

A Secretaria de Gestão e Planejamento ressalta que cada servidor fará uma prova compatível com a função que ocupa na administração pública. Ainda segundo a Segplan, a Instrução Normativa que dispõe sobre a avaliação enfatiza que o objetivo da APS é diagnosticar a capacidade laboral, o desempenho e o conhecimento do servidor público no exercício das atribuições de seu cargo ou função para melhorar a produtividade do serviço no âmbito da administração pública.

Este novo ciclo da APS se refere aos meses de fevereiro a maio de 2013. Ao final do processo, o servidor será notificado sobre seu desempenho na avaliação por seu chefe imediato. Os resultados também comporão o dossiê do servidor. A Avaliação Periódica do Servidor foi iniciada na Segplan em março de 2012. A coordenação do processo está a cargo da Escola de Governo Henrique Santillo.