TV 247 logo
    HOME > Geral

    "Sei da minha responsabilidade", afirma prefeito João da Costa

    Lanamento da Caravana Democrtica e Popular serviu para que o partido busque eliminar as dissenses internas em torno da disputa pela Prefeitura do Recife em 2012.

    "Sei da minha responsabilidade", afirma prefeito João da Costa (Foto: Sérgio Figueirêdo/Divulgação)
    Raphael Coutinho avatar
    Conteúdo postado por:

    Raphael Coutinho_PE247 – O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu a maior zona eleitoral do Recife para realizar o lançamento da Caravana Democrática e Popular. O evento ocorreu neste final de semana no Clube 13 do Vasco, no Vasco da Gama, bairro de Casa Amarela, e contou com a participação de centenas de militantes e simpatizantes da legenda. Além disso, o encontro contou também com a participação de nomes de peso da agremiação, como o prefeito João da Costa, o senador Humberto Costa, o presidente estadual, Pedro Eugênio e o presidente municipal Oscar Barreto.

    Na prática, o objetivo da solenidade era realizar um levantamento geopolítico nas zonas, elaborar o planejamento eleitoral para 2012, atualizar os programas de governo, montar a chapa de vereadores e vereadoras e propor articulações políticas. Mas o grande tema discutido entre os participantes foi sobre as eleições do próximo ano. Uma das cobranças dos correligionários foi para que o prefeito João da Costa assuma uma postura firme e de destaque na participação do processo. Em resposta, o gestor reconheceu a responsabilidade que o espera. “Sei da minha responsabilidade, vou procurar construir a unidade dentro do partido da melhor maneira, para que também seja construída uma unidade na Frente, levando em conta todas as contribuições do PT e dos militantes”, argumentou o prefeito.

    Um dos que mais cobraram esta atitude do gestor foi o senador Humberto Costa. O papel do parlamentar foi de explanar sobre os governos Lula e Dilma, lembrando os avanços obtidos no país a partir da implantação de políticas com os governos petistas. No entanto, ele não se limitou apenas ao tema e mandou um recado a João da Costa. “O prefeito tem que exercer o papel de ouvir lideranças, os deputados, os representantes dos diretórios e os partidos da Frente Popular. Entregamos a delegação a ele porque confiamos no bom-senso e no compromisso dele. Está nas mãos dele a responsabilidade do PT, que iniciou, em 2000, o projeto político de 12 anos, com a eleição de João Paulo e depois com a eleição do ex-presidente Lula”, disse em seu discurso.

    Outro que corrobora do mesmo pensamento é o presidente estadual do PT. Para Pedro Eugênio, o gestor do Recife deve assumir uma participação mais efetiva nas conversas e negociações interna da legenda e com a Frente Popular. “A mensagem que passamos hoje aqui é que a condução desse processo não pode ser dada à margem do prefeito João da Costa. Ao contrário, é um processo que ele tem que conduzir”, revelou.

    “A condução não pode colocar João da Cota de lado, como se ele fosse um dos coadjuvantes. Para que essa unidade possa ser construída, a responsabilidade desse projeto é daquele, que está, pelo voto do povo, à frente da prefeitura, que é João da Costa”, finalizou Eugênio. No entanto, o dirigente petista esclareceu que o fato não credencia, necessariamente, Costa para disputar a reeleição em 2012.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: