Sem Iris, aliança PSDB e PMDB pode emplacar

Com o ex-prefeito Iris Rezende aposentado da vida pública, Goiás pode ver nesta eleição aliança histórica entre PSDB e PMDB; união dos partidos é tratada desde o ano passado nos bastidores pelo governador Marconi Perillo e o prefeito Maguito Vilela; prioridade é aliança na Capital e em Aparecida de Goiânia; bom trânsito de Marconi com o presidente interino Michel Temer pode contribuir para fechamento do acordo; diferente do discurso belicoso de Iris contra Marconi e PSDB, Maguito possui relação republicana com o tucano e os dois se aproximaram muito nos últimos anos

marconi e maguito
marconi e maguito (Foto: José Barbacena)

Goiás 247 - A saída de Iris Rezende das disputas eleitorais pode provocar um aliança inédita e histórica em Goiás. Nos bastidores, aumentam as conversas sobre a união de PSDB, do governador Marconi Perillo, com o PMDB, de Maguito Vilela, para essas eleições municipais. A aliança seria prioridade nas duas maiores cidades do Estado: Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Desde o ano passado, Marconi e Maguito conversam sobre o tema em encontros reservados. O grande obstáculo sempre foi o ex-prefeito Iris Rezende, rival ferrenho do governador. Iris Rezende e sua mulher, a ex-deputada Dona Iris, o desejo de vingança contra Marconi desde a derrota de 1998.

Na sexta-feira, governador e o prefeito de Aparecida estiveram juntos na inauguração de uma usina em Jataí e aliança foi tema de conversa entre os dois. PSDB e PMDB atualmente sofrem para consolidar candidaturas com chances de vitória na Capital e Aparecida. Maguito tenta fazer seu sucessor, mas a pré-candidatura de Gustavo Mendanha ainda não empolgou.

Em Goiânia, o PMDB perdeu Iris e agora se vê sem candidato. Os nomes da base governista (Giuseppe Vecci, Luiz Bittencourt e Francisco Júnior) apresentaram desempenho ruim nas pesquisas e juntos não somam nem 10% das intenções de voto.

Outro fato que pode contribuir para o acerto da aliança é a influência do presidente interino Michel Temer (PMDB). Marconi é hoje um dos governadores com melhor trânsito no Planalto e vem defendendo união dos partidos para que o Brasil supere a crise. Diferente do discurso belicoso de Iris contra Marconi e PSDB, Maguito possui relação republicana com Marconi e os dois se aproximaram muito nos últimos três anos.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247