Sem mostrar novidades ou anunciar cortes, Iris se apega ao mutirão

Ao contrários de novos prefeitos de outras capitais, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Iris Rezende não anunciou cortes nem sinalizou qual será a diretriz principal de sua administração; nos dois discursos que fez até aqui, peemedebista de 83 anos disparou chavões e voltou a falar em governador com apoio de Deus; Iris foi buscar no século passado o único projeto concreto que apresentou até o momento: o retorno do mutirão; nesse serviço, que virou uma marca de seus governos, pessoas comuns trabalhavam de graça o dia todo executando serviços de responsabilidade do poder público; prefeito promete o mutirão numa nova roupagem

iris rezende
iris rezende (Foto: José Barbacena)

Goiás 247 - Os dois discursos de Iris Rezende (PMDB) como o novo prefeito de Goiânia não apresentaram nenhuma novidade administrativa até agora. Ao contrários de prefeitos de outras capitais, que já anunciaram cortes e redução de cargos comissionados, como Marcelo Crivella no Rio de Janeiro e Alexandre Kalil, em Belo Horizonte, Iris fez discursos genéricos e repletos de chavões: andar de mão dada com Deus, trabalhar noite e dia e etc.

Aos 83 anos, o peemedebista foi buscar no passado o único projeto concreto que apresentou até aqui. Trata-se do polêmico e conhecido "mutirão", que o Valor Econômico definiu nesta segunda-feira como "um modelo de assistencialismo para esquemas de trabalho comunitário que se tornou uma marca de sua gestão- "sob uma nova roupagem".

Os mutirões ficaram famosos nas gestões de Iris como governador de Goiás no século passado. Ele convocava a população para construir casas, limpar lotes e realizar outros serviços. Tudo de graça e sem nenhum tipo de remuneração. Iris e aliados agora falam num mutirão com aspecto mais moderno.

A comentarista política política Fabiana Pulcineli afirmou hoje na CBN Goiânia que o discurso de Iris na posse foi cheio de frases feitas e que não dá para saber qual será a prioridade do peemedebista à frente da prefeitura. Nesta segunda-feira, o novo prefeito anunciou o 15 nomes do seu secretariado. A filha do senador Ronaldo Caiado (DEM), Anna Vitória Caiado, será a procuradora-geral do Município.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247