Seminário debate o monotrilho como opção para a Copa

Para discutir o tema, enfocando a implantação do transporte de massa em Manaus, foram convidados especialistas de locais onde este tipo de modal urbano já está em operação ou em fase de implantação

Seminário debate o monotrilho como opção para a Copa
Seminário debate o monotrilho como opção para a Copa (Foto: Divulgação)

Portal da Copa

- A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) do Amazonas realiza, em parceria com a Associação Brasileira de Monotrilho (Abramon), o Seminário de Mobilidade Urbana – O Monotrilho como Alternativa no Transporte de Massa. O evento acontece na próxima quarta-feira (22.08), das 15h às 19h30, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA – Avenida Djalma Batista, nº 3.758, Flores, zona centro-sul).

Para debater o tema, enfocando a implantação do transporte de massa em Manaus, foram convidados vários especialistas no assunto, vindos de outros estados brasileiros e de países onde este tipo de modal urbano já está em operação ou em fase de implantação. “Essa é uma oportunidade ímpar de apresentação e discussão dos aspectos positivos ou não deste modal, com enfoque na cidade de Manaus e com a análise de vários especialistas ligadas ao assunto”, ressaltou a secretária estadual de Infraestrutura, Waldívia Alencar.

O monotrilho surgiu para atender a necessidade de implantação de um modelo de transporte integrado em Manaus e está sob a responsabilidade do Governo do Amazonas. O sistema fará a integração com o Bus Rapid Transit, o BRT, que será implementado pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM).

Palestras

O presidente da Abramon, Halan Lemos Moreira, abordará o tema “Monotrilho – Suas Características e o Impacto Positivo nas Áreas onde Transita: Solução Ambientalmente Amigável, Impacto Imobiliário Positivo e Interação com o Patrimônio Histórico”. Ele fará uma abordagem integral de questões cruciais para a implantação do sistema.

O economista Andres Von Stockert vai analisar a questão socioeconômica sob diversos ângulos, principalmente no que se refere aos custos de construção e implantação, bem como tarifa, sendo este último um dos assuntos mais discutidos por se acreditar que, em razão dos altos custos, o preço da passagem possa ser mais alto que a média.

O evento também contará com palestrado coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto, que fará uma apresentação geral do processo de implantação do monotrilho na cidade de Manaus com estudos de caso e análises comparativas em termos de economia entre os diferentes modais mais adotados atualmente.

Fonte: Governo do Amazonas

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247