Senado debate implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia
A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) será debatida em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta quarta-feira (16), às 11h; para o debate foram convidados o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Monteiro de Almeida Filho; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias; e Osvaldo Barreto Filho, secretário de Educação do estado da Bahia
Bahia 247 - A implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) será debatida em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta quarta-feira (16), às 11h.
Para o debate foram convidados o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Monteiro de Almeida Filho; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias; e Osvaldo Barreto Filho, secretário de Educação do estado da Bahia.
A criação da UFSB, com sede na cidade de Itabuna e com um campus em Porto Seguro e outro em Teixeira de Freitas, foi aprovada pelo Senado em 8 de maio de 2013 e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 5 de junho do mesmo ano.
Modelo pedagógico
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) foi a relatora do projeto de criação da universidade e uma das autoras do requerimento para a audiência pública, junto com a senadora Fátima Bezerra (PT-RN).
Uma das características da instituição é o ingresso dos alunos nos programas de bacharelado interdisciplinar, em que o estudante escolhe uma entre quatro grandes áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. Após concluir o bacharelado, com duração de três anos, o aluno poderá fazer uma opção mais específica, escolhendo uma carreira profissional.
O bacharelado interdisciplinar já é adotado em instituições como a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do ABC, no estado de São Paulo.
Além disso, a nova universidade oferece aos moradores dos municípios do sul da Bahia com mais de 20 mil habitantes a possibilidade de ingressar em seus cursos por meio de colégios universitários instalados em suas próprias localidades.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: