Sergipe recebe missão do Banco Mundial
Começou na última terça-feira, 7, e encerrou na quinta-feira, 10, uma nova missão de preparação para mais um projeto que busca garantir mais recursos para as políticas de desenvolvimento do Estado; com a finalidade de financiar recursos para reformas estruturais, o programa visa favorecer mudanças institucionais e de políticas para o crescimento sustentado; sendo assim, as áreas incluídas são saúde, educação, gestão pública, gestão fiscal e desenvolvimento rural.
Adrine Cabral, da Seplag
Começou na última terça-feira, 7, e encerrou na quinta-feira, 10, uma nova missão de preparação para mais um projeto que busca garantir mais recursos para as políticas de desenvolvimento do Estado. Durante este período, representantes do Banco Mundial estiveram em Sergipe auxiliando a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), além de outras secretarias envolvidas na elaboração do Development Policy Lending II (DPL II) ou Empréstimo para Políticas de Desenvolvimento, em Português.
Após os quatro dias desta missão de identificação, o governo e o banco concluíram uma matriz de preliminar de políticas para o programa, em que foram traçadas metas que o Governo do Estado precisa atingir para receber os recursos. “Foi uma missão proveitosa porque conseguimos mapear todas as políticas que podem entrar no programa. Isso é um ganho fantástico, pois normalmente este trabalho demora dois meses e já fizemos na primeira missão. Isso é muito bom porque conseguimos acelerar o processo”, ressalta o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Sobral.
Com a finalidade de financiar recursos para reformas estruturais, o programa visa favorecer mudanças institucionais e de políticas para o crescimento sustentado. Sendo assim, as áreas incluídas são saúde, educação, gestão pública, gestão fiscal e desenvolvimento rural. Com base no cronograma elaborado nesta missão de identificação, a previsão é a de que até agosto de 2014 esta operação passe pela aprovação do Senado Federal.
Tânia Dmytraczenko, representante do Banco Mundial, explicou que o objetivo da missão é fazer a identificação dos pontos a serem abordados na preparação do DPL, com foco em sua aprovação. “Trata-se de um tipo de empréstimo que apóia o programa de políticas e as ações institucionais, já iniciados, desde que consistentes com as políticas econômicas e setoriais do país ou Estado em questão”, explica.
Além dos representantes do Banco Mundial e do secretário José Sobral, também participaram da programação desta missão o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas; a de Política para Mulheres, Maria Teles; a secretária-adjunta da Inclusão Social, Maria Luci Silva; a secretária-adjunta da Fazenda, Ana Cristina do Prado Dias; o superintendente de Captação de Recursos da Seplag, Marcos Venícius; além de demais técnicos do Governo de Sergipe.
Foto: Victor Ribeiro/Seplag
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: