HOME > Geral

Sesa promove curso de formação de médicos para idosos

Secretaria da Saúde do Estado promoverá o urso Geriatria para o Clínico, com o objetivo de prporcionar o acesso ao atendimento clínico adequado, reduzir tempo de espera dos ambulatórios e dos hospitais e ainda promover cidadania aos idosos atendidos pelo SUS

Secretaria da Saúde do Estado promoverá o urso Geriatria para o Clínico, com o objetivo de prporcionar o acesso ao atendimento clínico adequado, reduzir tempo de espera dos ambulatórios e dos hospitais e ainda promover cidadania aos idosos atendidos pelo SUS (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará 247 - Cinquenta médicos de diferentes regiões e municípios do Ceará participarão, durante os meses de junho e julho, do curso Geriatria para o clínico, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A capacitação faz parte do planejamento estratégico plurianual da Sesa e integra o programa multisetorial do Estado para a pessoa idosa, focado em buscar ações mais resolutivas para os idosos cearenses. As aulas acontecem nos  dias 19, 20, 26, 27 deste mês de junho e nos dias 3, 4 e 6 de julho.

O curso tem diferentes objetivos. Um deles é o fortalecimento da rede de atendimento. Outro é a implementação das linhas de cuidado. Redução do risco de adoecimento, ações para promoção da independência e autonomia, atenção qualificada às grandes síndromes geriátricas, orientação aos cuidadores familiares e cuidadores formais, promoção de solidariedade intergerencial e bom trato na comunidade são também importantes objetivos do curso "Geriatria para o clínico". 

 Para o Grupo Técnico Saúde do Idoso da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa, médicos qualificados em envelhecimento e saúde da pessoa idosa podem contribuir, junto aos demais profissionais, para proporcionar o acesso ao atendimento clínico adequado, reduzir tempo de espera dos ambulatórios e dos hospitais e ainda promover cidadania aos idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.