Sessão de fumo por narguilé equivale a alcatrão de 25 cigarros
Conclusão é de um novo estudo liderado pela sanitarista da Universidade de Pittsburgh (EUA) Brian Primack. Além do alcatrão extra, uma sessão de narguilé equivale a 2,5 vezes a nicotina de um cigarro, e cerca de 10 vezes o monóxido de carbono
247 - Uma única sessão de fumo por narguilé - dispositivo que mistura fumaça a vapor fazendo-a passar por um frasco de água - corresponde em média ao consumo do alcatrão de 25 cigarros, conclui um novo estudo liderado pela sanitarista da Universidade de Pittsburgh (EUA) Brian Primack. O estudo foi publicado na revista médica "Public Health Reports".
Popular no Oriente Médio, no Sul da Ásia e no Norte da África, o dispositivo tem ganhado popularidade no Ocidente. Médicos e sanitaristas acham preocupante que muitas pessoas não fumantes têm experimentado narguilé com a percepção de que é menos nocivo que o cigarro.
O dispositivo, que geralmente é usado para consumo de tabaco aromatizado, não é capaz de filtrar a fumaça, e acaba incorrendo em um consumo maior de algumas substâncias presentes no tabaco. Além do alcatrão extra, uma sessão de narguilé equivale a 2,5 vezes a nicotina de um cigarro, e cerca de 10 vezes o monóxido de carbono.
Esses números foram extraídos de uma análise que avaliou 542 artigos científicos publicados sobre o narquilé. O grupo se concentrou nos 17 trabalhos mais relevantes, que tinham dados para estimar a concentração de substâncias tóxicas envolvidas no consumo do produto.
