Sete dicas sobre como aprimorar o inglês para as olimpíadas
De acordo com dados da Netplan, as franquias de escolas brasileiras de idiomas registraram um crescimento de 30%, dois anos antes da Copa do Mundo, o que deve se repetir no período pré Jogos Olímpicos; Mas o fato é que, em tempos de crise, os cursos tradicionais podem pesar no bolso, o que não significa que você tenha que desistir de estudar
Faltando menos de um ano para as Olimpíadas no Rio de Janeiro, o clima é de expectativa. De acordo com o Ministério do Turismo, o evento deve trazer ao Brasil mais de 6,5 milhões de estrangeiros, movimentando a economia, principalmente no setores de comércio, hotelaria, transporte e todos os ramos da comunicação. Para atender a essa demanda, é fundamental que os profissionais dessas áreas estejam preparados. Uma necessidade fundamental, nesse caso, é dominar a língua inglesa. Inclusive, essa é uma das poucas exigências para quem quer se candidatar ao trabalho voluntário durante os jogos. Mas como se preparar?
De acordo com dados da Netplan, as franquias de escolas brasileiras de idiomas registraram um crescimento de 30%, dois anos antes da Copa do Mundo, o que deve se repetir no período pré Jogos Olímpicos. Mas o fato é que, em tempos de crise, os cursos tradicionais podem pesar no bolso, o que não significa que você tenha que desistir de estudar. Com um pouquinho de criatividade, é possível praticar inglês e se preparar para as Olimpíadas. Confira as dicas do Cambly, aplicativo que permite conversar com pessoas nativas da língua via vídeo conferência, para aprimorar o idioma, sem comprometer o orçamento:
1. Ouça música
Não importa qual o seu estilo favorito, ouvir música em inglês ajuda a treinar o ouvido e a se acostumar com a pronúncia das palavras. Se você não sabe por onde começar, aplicativos como Spotify e Rdio trazem playlists com músicas sugeridas. E o melhor, tudo online, sem precisar fazer download.
2. Assista séries e filmes com áudio e legenda em inglês
Desde a infância, filmes e séries americanas têm feito parte da nossa rotina. Então, por que não apertar a tecla SAP? Seriados mais antigos como Friends ou desenhos animados costumam ter uma linguagem mais simples, sem muitas gírias ou abreviações. Mas se a vontade de arriscar for maior, legendas em inglês também são uma boa pedida para encarar aquela trilogia que você adora e repete sempre.
3. Compre um livro bilíngue ou totalmente em inglês
Alguns livros são disponibilizados também na versão em inglês – ou bilíngue – o que torna o preço, muitas vezes, inacessível. Invista em sebos ou procure aplicativos de e-books. Se sentir necessidade, não pense duas vezes, use o dicionário.
4. Convença amigos a entrar nessa com você e tire alguns minutos do dia trocando mensagens em inglês
Depois de ter renovado o vocabulário com músicas e séries, nada melhor que colocar tudo em prática! Convença um amigo que também queira treinar o idioma a trocar mensagens em inglês com você. Não importa o conteúdo da conversa, o importante é praticar. Combinem também de corrigir um ao outro em caso de erros na escrita ou na construção da frase.
5. Podcast ou audio books
A nova onda é acompanhar mini série via áudio. Para quem tem sistema iOS, uma dica é o Podcast, aplicativo que vem instalado no aparelho e disponibiliza gratuitamente e em inglês, capítulos semanais de diversos seriados. Se você tem Android, aplicativos como oTuneIn têm a mesma função.
6. Informe-se em inglês!
É comum procurar saber sobre o que acontece no mundo pela manhã, seja em portais, jornais ou pela televisão, então por que não fazer isso em inglês? Alguns jornais como New York Times ou The Guardian atualizam seus portais diariamente. Aproveite para conhecer também um novo ponto de vista.
7. Use apps, faça exercícios e pratique
Se a dificuldade em compreender a gramática é grande, aplicativos podem ajudar na hora de aprender ou praticar. O Duolingo oferece diversos níveis de exercícios, que posteriormente são corrigidos por estrangeiros. Mas se o problema for praticar a conversação, o aplicativo Cambly permite interação via vídeo conferência com falantes nativos do idioma. Dá para selecionar tutores de diferentes países e, assim, ter contato com os diferentes sotaques, o que contribui para melhorar a compreensão e ajuda a ter mais desenvoltura na hora de falar.
Sobre Cambly
Cambly é uma plataforma para a prática de idiomas com conceito de intercâmbio, que permite chamadas de vídeo com falantes nativos a qualquer hora e dia da semana, disponível para Ipad, Iphone, Android e web. Criado por Sameer Shariff e Kevin Law, a ideia surgiu através da paixão por viagens, nas quais ele percebeu que o metódo mais eficaz de treinar outro idioma era estar em contato direto com falantes nativos. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Princeton e pós-graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford, Shariff atuou como engenheiro de software no Google por cinco anos, juntamente com Law, formado em Ciência da Computação, em Boston University, antes de criarem o Cambly.
