HOME > Geral

Sete planos de saúde terão atendimento suspenso

Pacientes conveniados aos planos Golden Cross, Geap, Cassi, Petrobras, Amil/Medial, Hapvida e Sulamerica só terão atendimento de urgência e emergência; profissionais vão fazer a paralisação com objetivo de pressionar os convênios a negociar com a categoria, que deve promover ações semelhantes em outros estados

Sete planos de saúde terão atendimento suspenso (Foto: Divulgação)

Bahia 247

Os médicos da rede privada vão suspender o atendimento a sete planos de saúde entre os próximos dias 10 e 19 na Bahia. Pacientes conveniados aos planos Golden Cross, Geap, Cassi, Petrobras, Amil/Medial, Hapvida e Sulamerica só terão atendimento de urgência e emergência.

Os profissionais vão fazer a paralisação com objetivo de pressionar os convênios a negociar com a categoria, que deve promover ações semelhantes em outros estados.

Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Honorários Médicos (Cehm), Débora Angeli, afirmou ao Metro 1, o protesto local e nacional "se insere num contexto de críticas crescentes de pacientes e profissionais".

Uma nova assembleia organizada pela Cehm será realizada no dia 10 de outubro, às 14h, na ABM, no bairro de Ondina, em Salvador, com a participação do Ministério Público (MP), Procon, ANS, entidades médicas e usuários de planos de saúde.

A categoria decidiu pela paralisação em assembleia, realizada no dia 19 de setembro, na capital baiana. Angeli esclareceu a escolha dos planos paralisados: "os planos de saúde Hapvida, Amil/Medial e Sulamérica não quiseram negociar conosco. Já a Cassi, Petrobras e Geap não cumpriram o acordo, e a Golden Cross apresentou propostas irrisórias para a categoria".

Em setembro, todos os planos de saúde receberam notificação judicial cobrando as negociações para correção do desequilíbrio econômico na remuneração dos médicos, além da implantação da CBHPM plena e vigente, contratualização e fim das interferências abusivas na autonomia do profissional.