HOME > Geral

Siemens: Governo Covas pressionou divisão de contrato entre empresas

Anotações de um gerente de vendas da multinacional alemã, Peter Rathgeber, sugerem participação de autoridades em negociações entre participantes da licitação iniciada em 1998 e concluída no ano 2000, para comprar os trens da linha 5 do metrô. O secretário estadual de Transportes na época, Claudio de Senna Frederico, afirmou que nem ele nem o governador Covas (PMDB) tinham conhecimento sobre o acerto

Siemens: Governo Covas pressionou divisão de contrato entre empresas
Roberta Namour avatar
Conteúdo postado por:

247 - Após citar o então governador José Serra em um suposto esquema de cartel no metrô e na CPTM de São Paulo, documentos apreendidos de executivos da Siemens apontam também envolvimento do governo de Mario Covas.

As anotações do diário sugerem que, no fim da década de 90, o governo, descrito como o "cliente", foi um participante ativo das negociações entre Siemens, a francesa Alstom e a espanhola CAF, que agora estão sob investigação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça.

Segundo a Folha, escrito por um gerente de vendas da Siemens, Peter Rathgeber, o documento detalha negociações entre participantes da licitação iniciada em 1998 e concluída no ano 2000, para comprar os trens da linha 5 do metrô, que vai do Capão Redondo ao largo Treze, na zona sul da capital. O valor do contrato era estimado em cerca de R$ 620 milhões.

"O cliente não quer que o projeto seja prejudicado por reclamações, pedindo então aos participantes que se entendam", escreveu o executivo em 4 de novembro de 1999. Segundo o executivo, àquela altura a ideia era repartir "o bolo" entre cinco companhias.

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos na época, Claudio de Senna Frederico, afirmou que nem ele nem o governador Covas tinham conhecimento sobre o acerto entre as empresas.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...