HOME > Geral

Sintras aceita proposta do governo para data-base e progressões

Em assembleia na noite dessa segunda-feria, 22, servidores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras) decidiram aceitar a proposta do governo do Estado sobre o pagamento da bata-base, das progressões, e também do adicional noturno e de insalubridade; categoria aceita o pagamento da data-base em duas parcelas de 4,17%, mas exige que o retroativo gerado seja pago em até quatro parcelas a partir de 2016, diferente do fracionamento em 24 vezes ofertado pelo Executivo no Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa

Em assembleia na noite dessa segunda-feria, 22, servidores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras) decidiram aceitar a proposta do governo do Estado sobre o pagamento da bata-base, das progressões, e também do adicional noturno e de insalubridade; categoria aceita o pagamento da data-base em duas parcelas de 4,17%, mas exige que o retroativo gerado seja pago em até quatro parcelas a partir de 2016, diferente do fracionamento em 24 vezes ofertado pelo Executivo no Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa (Foto: Aquiles Lins)

Tocantins 247 - Em assembleia na noite dessa segunda-feria, 22, servidores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras) decidiram aceitar a proposta do governo do Estado sobre o pagamento da bata-base, das progressões, e também do adicional noturno e de insalubridade. 

A categoria aceita o pagamento da data-base em duas parcelas de 4,17%, sendo a primeira ainda neste mês de junho e a segunda em dezembro. Mas eles exigem que o retroativo gerado seja pago em até quatro parcelas a partir de 2016, diferente do fracionamento em 24 vezes ofertado pelo Executivo e já regulado pelo Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa.

Os termos aceitos pela categoria prevêem a incorporação das progressões devidas até 2014 a partir de setembro deste ano, de forma escalonada e levando em consideração o critério de antiguidade e aptidão. Conforme o presidente do Sintras, Manoel Miranda, os primeiros servidores que irão receber a progressão são os mais antigos e também aqueles que fizeram empréstimo de valores no Banco do Brasil. O passivo gerado será pago em até dez parcelas a partir de janeiro de 2016. A insalubridade e adicional noturno começam a ser pagos de forma imediata, mas serão quitados em até dez vezes.

A categoria ainda fez ressalvas em relação à data-base. "A assembleia já tinha ratificado que se vier em duas vezes será aceita, mas desde que o retroativo seja pago em quatro parcelas. Estaremos enviando esta propositura, mas a diretoria tem autonomia para tentar melhorar a proposta", afirmou Manoel Miranda ao Portal CT (leia aqui).