Sistemas de abastecimento de água atenderão milhares em Gurupi
A implantação de sete sistemas coletivos de abastecimento de água no município de Gurupi, autorizada nessa quinta-feira, 28, pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), vai beneficiar diretamente cerca de 250 famílias de produtores rurais da região; "Água é saúde. Ainda mais quando levamos aos quatro cantos de uma região, estado e município", disse Marcelo; o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Eder Fernandes, disse que os serviços serão iniciados no mês de julho e entregues ainda este ano; "Acabou essa história de ir buscar a água com a lata na cabeça. Agora, é só abrir a torneira na porta de casa", comemorou
Tocantins 247 - O governador Marcelo Miranda (PMDB) assinou nessa quinta-feira, 28, a ordem de serviço para implantação de sete sistemas coletivos de abastecimento de água no município de Gurupi. Os sistemas beneficiarão diretamente cerca de 250 famílias de produtores rurais da região.
O governador ressaltou os desafios enfrentados pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e destacou os benefícios para a população rural. Para ele, ao levar água às pessoas que necessitam, faz com que estas voltem a se enxergar como cidadãs. "Água é saúde. Ainda mais quando levamos aos quatro cantos de uma região, estado e município", disse Marcelo.
O presidente da ATS, Eder Fernandes, disse se sentir realizado como gestor por trazer um dos bens mais preciosos, que é a água tratada, para mais de mil pessoas. "Acabou essa história de ir buscar a água com a lata na cabeça. Agora, é só abrir a torneira na porta de casa", comentou. Ele garantiu que os serviços serão iniciados no mês de julho e entregues ainda este ano.
Com a ordem de serviço, cinco comunidades rurais serão beneficiadas com o sistema, que inclui reservatório, clorador e rede de distribuição que deixará a água na porta dos beneficiários. Sobradinho, 12 de Outubro Micro-Jandira, Chacareiros do Parque Industrial serão beneficiadas com implantação de um sistema; já o PA Vale Verde, devido a sua extensão, contará com três sistemas.
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), disse estar contente com a assinatura da ordem de serviço. "Estamos reafirmando o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar", ressaltou.
A produtora rural Aline Medrade mora no PA Vale Verde há 12 anos e relatou que muitos moradores da comunidade sofriam com a falta de água "Agora, ficará mais fácil. Vamos conseguir fazer as coisas de casa, plantar e dar água aos animais com mais facilidade. Sem aquela preocupação na época de seca", frisou.
Os sistemas a serem entregues integram o aditivo ao programa "Água para Todos/Tocantins sem Sede", convênio firmado com o Ministério da Integração. Todo o aditivo atenderá mais de 4.500 famílias em 27 municípios de todas as regiões do Estado. Nessa etapa, serão mais de 20 km de distribuição de rede, com investimento de mais de R$ 1,2 milhão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: