Socialistas acionam o TRE contra campanha petista
Frente Popular, que apoia o candidato Geraldo Júlio (PSB), entrará hoje (12), às 16h:30, com uma interpelação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) contra o guia do PT, que acusa o postulante de aumentar o currículo atribuindo para si a realização de projetos que não teriam sido de sua responsabilidade
Leonardo Lucena_PE247 – O clima nas eleições municipais do Recife tende a borbulhar. Após o candidato pelo PT, o senador Humberto Costa, tentar desconstruir o seu adversário Geraldo Júlio (PSB), alegando que programas como Pacto pela Vida mais a vinda da Fiat para o Estado não foram coordenados pelo socialista, a Frente Popular entrará hoje (12), ás 16h:30, com uma interpelação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) contra o congressista. O guia eleitoral do petista dá a entender que o ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico pretender apenas aumentar seu currículo atribuindo para si a realização desses projetos.
Em nota, a assessoria jurídica de Geraldo Júlio afirma que Humberto Costa adota uma postura arrogante e agressiva, sendo um reflexo do desespero do parlamentar por estar caindo nas pesquisas eleitorais. Ainda, segundo o documento, o petista “abusa do ambiente democrático e fere a verdade dos fatos”. Por conta disto, a intenção da coligação socialista é realizar uma audiência com a Comissão de Propaganda do TRE-PE para tratar do assunto.
Por outro lado, a coordenação da campanha petista também elaborou uma nota, sob o argumento de que o núcleo jurídico de Humberto Costa “é contra a utilização de qualquer meio para divulgação de ataques pessoais e inverdades sobre quem quer que seja”. Sendo assim, não procede a conduta de recorrer à comissão, pois a Justiça é o meio mais adequado para analisar o tema. Além disso, segundo entendimento da legenda, o procedimento da Frente Popular revela uma “clara tentativa de censura”.
Os constantes ataques do senador Humberto Costa passaram a ser uma estratégia de campanha a fim de “barrar” o crescimento do socialista nas pesquisas eleitorais, que já figura em primeiro lugar. De acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Datafolha, nos dias 10 e 11 deste mês, Geraldo Júlio está na liderança com 34% das intenções de votos, 11 pontos percentuais a frente do congressista, que somou 23% do eleitorado.
Vale ressaltar que o terceiro colocado nas pesquisas, o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) já está empatado tecnicamente com o petista, tendo 19% das intenções de voto, uma vez que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Agora, é esperar para saber até que ponto esses ataques surtirão efeito para que Humberto Costa não perca Geraldo Júlio de vista. E se isso pode desgastar a imagem do PT, que já sofre com problemas internos provocados pelas desavenças entre o ex-prefeito João Paulo e o atual gestor, o também petista João da Costa, que teve sua candidatura impugnada pela Executiva Nacional no primeiro semestre.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: