Startups de tecnologia miram investimentos
Maior plataforma de compra e venda online da América Latina, a MercadoLivre Commerce Fund vai selecionar novas empresas de tecnologia para receberem investimentos; convocatória 2016 começará no dia 25 de janeiro
O MercadoLivre inicia, em 25 de janeiro, a convocatória 2016 para que startups de tecnologia concorram para receber aportes de seu fundo de investimentos - o MercadoLivre Commerce Fund (MeLi Fund). As empresas que participarem deverão apresentar projetos de tecnologia que tenham como principal objetivo melhorar a experiência de compradores e vendedores na plataforma de comércio eletrônico do MercadoLivre.
Segundo Helisson Lemos, diretor geral da empresa no Brasil, os objetivos do fundo são aprimorar cada vez mais a experiência dos usuários da plataforma e, ao mesmo tempo, fomentar o setor de desenvolvimento de tecnologia. As soluções apresentadas podem beneficiar tanto o site de compra e venda (o Marketplace) quanto os outros serviços do ecossistema, como MercadoPago (ferramenta de pagamentos online) MercadoEnvios (Logística, entregas), MercadoLivre Publicidade (Publicidade online), MercadoShops (lojas online), KPL (gestão de e-commerce).
O MercadoLibre Commerce Fund foi criado em 2013 e já investiu em diversas empresas na América Latina, cinco delas no Brasil. Com um valor de US$ 10 milhões, o fundo contribui para o crescimento das startups brasileiras - setor que cresceu 18,5% nos últimos seis meses, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). De acordo com a entidade, já são mais de 4 mil startups em todo o país, a maioria responsável por oferecer serviços e produtos para outras empresas (B2B).
"Com a abertura das APIs (Application Programming Interface) do MercadoLivre, realizada em 2012, qualquer desenvolvedor independente pode criar ferramentas para a plataforma a partir da nossa tecnologia. Dessa forma, passamos a oferecer múltiplas oportunidades de negócios para programadores e software houses", destaca Nicolas Coniglio, gerente de Desenvolvimento do Mercado-livre no Brasil.
Os interessados em participar dessa nova convocatória terão um mês (de 25 de janeiro a 26 de fevereiro/2016) para inscreverem suas ferramentas tecnológicas por meio deste site.
Sobre o MercadoLivre
Fundado em 1999, o MercadoLivre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina e presente em 16 países. Por meio de suas áreas de negócios MercadoLivre.com, MercadoPago, MercadoLivre Classificados, MercadoShops, Mercadolivre Publicidade, MercadoEnvios e KPL, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com atende a mais de 138 milhões de usuários registrados e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. Em abril de 2015, o MercadoLivre Brasil adquiriu a empresa KPL Soluções, provedora de ferramentas de gestão para o e-commerce. Com a KPL, o MercadoLivre passa a oferecer sistemas de ERP e back-office para empresas de e-commerce - mais um serviço de seu ecossistema de soluções.
O site é um dos 50 sites com mais Page Views do mundo, oitavo site de e-commerce mais acessado do planeta, décimo site mais acessado no Brasil e é a plataforma de varejo líder em visitantes únicos em cada país onde opera na América Latina, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks. Uma das empresas vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012, categoria e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil em 2012 e a marca mais buscada na categoria de compras em 2013, segundo o Google Zeitgeist, ranking divulgado pela companhia sobre as palavras mais buscadas a cada ano em seu site. Está listada na Nasdaq (MELI), tendo iniciado a oferta pública em 2007.
Porta-Voz Comunicação Estratégica
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: