TV 247 logo
    HOME > Geral

    STJ mantém prefeito de Araripina fora do cargo

    Lula Sampaio ainda poder recorrer da deciso ainda no STF, mas s poder fazer isso em 2012, j que o tribunal entrou em recesso. O gestor foi acusado de improbidade administrativa pelo MPPE e est afastado do cargo desde o dia 12 de dezembro.

    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Bruna Cavalcanti_PE247 – O final do ano não deverá ser de comemorações para o prefeito de Araripina, Lula Sampaio (PTB), afastado do cargo desde o dia 12 deste mês. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, na manhã desta quinta-feira (22), o recurso do gestor que possibilitaria se regresso ao comando do Executivo local. O petebista já havia recorrido ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que também negou o pedido. Sampaio poderá agora apelar ao Superior Tribunal Federal (STF), mas, como a Justiça entrou em recesso, ele só conseguirá fazer isso em 2012.

    Até lá, o vice-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), continua no cargo. Lula Sampaio foi acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e está afastado da prefeitura desde então. O gestor é acusado de montar um esquema de desvio de verbas públicas na cidade que fica no Sertão do Estado. A investigação, que recebeu o nome de “Operação Alcaide”, durou quase dois anos e foi realizada pelo MPPE, representado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    As investigações comprovaram saques, entre novembro e dezembro de 2009, de recursos públicos no valor de R$ 1.851.212,90, que estavam depositados em contas correntes bancárias da prefeitura. Estão sendo investigados ainda gastos excessivos com a promoção de festas populares pagos.

    Além do prefeito, as acusações do esquema recaem sobre o tesoureiro da prefeitura, Ailton José Marques de Lima; seu filho, Diego Anderson Marques Torres; e o chefe de Gabinete, Wilson Xavier Sampaio Filho.

    Na época, uma lista com mais de dez irregularidades foi divulgada pelo TCE. No começo de dezembro, em nota divulgada à imprensa, Sampaio afirmou que esclareceu “sobejamente as acusações formatadas, demonstrando documentalmente todos os gastos questionados”.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: