HOME > Geral

Suspeita de H1N1 permanece em Pernambuco

As três crianças internadas na UTI do Hospital Barão de Lucena, no Recife, com suspeita de contaminação pelo vírus da gripe A (H1N1), seguem internadas mas não estão mais respirando por meio de ventilação mecânica; informações extraoficiais dão conta de que pelo menos um dos casos já teria sido confirmado; por outro lado, a Secretaria Estadual de Saúde não confirma a ocorrência e aguarda o resultado das análises que estão sendo realizadas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE)

Suspeita de H1N1 permanece em Pernambuco

PE247 – As três crianças internadas na UTI do Hospital Barão de Lucena, bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, com suspeita de contaminação pelo vírus da gripe A (H1N1), apresentaram melhoras e não estão mais respirando por meio de ventilação mecânica. Informações extraoficiais, porém, dão conta de que pelo menos um dos casos já teria tido confirmação positiva para a doença. Por outro lado, a Secretaria Estadual de Saúde não confirma a ocorrência e diz que aguarda o resultado definitivo das análises que estão sendo realizadas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE).  

“O Hospital Barão de Lucena informa que das três crianças que deram entrada na unidade com quadro de síndrome respiratória grave, duas já estão de alta da UTI e devem se recuperar em uma enfermaria até a liberação completa do hospital. Outra criança também teve significativa melhora e não mais respira com auxílio de respiradores”, diz um trecho da nota emitida pela Secretaria de Saúde. “O Hospital ainda aguarda a conclusão do exame nas amostras das crianças, que estão sendo analisadas no Lacen, para saber o tipo de vírus que provocou a síndrome”, observa a unidade.

Por conta da suspeita de que haja ao menos uma criança com a doença, as equipes de pediatria foram orientadas a ficarem mais atentas à possibilidade de contaminação da gripe A e a redobrarem os cuidados preventivos, como os que dizem respeito à higienização e utilização de máscaras.