Tarifa Social pode beneficiar mais de 400 mil famílias
Convênio firmado entre a Eletrobras Distribuição Alagoas e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), deverá aumentar o número de famílias alagoanas com acesso à tarifa social de energia elétrica; dados da distribuidora apontam que cerca de 270 mil famílias estão cadastradas; com o convênio número quase duplica; para alcançar esta quantidade, as famílias precisam estar no banco de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Alagoas247 - Um convênio firmado, na manhã desta segunda-feira (22), entre a Eletrobras Distribuição Alagoas e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), pretende aumentar o acesso das famílias de baixa renda de Alagoas à tarifa social de energia elétrica. Atualmente, conforme dados da distribuidora, cerca de 270 mil famílias estão cadastradas. A proposta é beneficiar cerca de 400 mil.
Para alcançar esta quantidade, as famílias precisam estar no banco de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Por isso, o convênio com a secretaria de Assistência Social foi assinado.
“Pode entrar na tarifa social as famílias que tenham uma renda per capita de meio salário mínimo, ou seja, aquelas que, quando dividido o salário, dá menos de meio salário para cada integrante. Para isso, eles precisam estar cadastrados e podem ter descontos que chegam a 80%”, afirma Luiz Neves, gerente de faturamento da Eletrobras.
Ele ressalta que o convênio dá subsídio para que esse número de cadastrados seja elevado. Alagoas, de acordo com ele, pode passar dos 400 mil cadastrados, mas muitos não têm conhecimento do benefício e precisam ser alcançados.
O presidente da Eletrobras Distribuição Alagoas, Vladimir de Abreu, explicou que o primeiro objetivo do convênio é recuperar algumas perdas que eles tiveram no banco de dados. Segundo ele, a Eletrobras perdeu 30 mil beneficiários, devido à atualização do.banco de dados do MDS. Depois disso, o objetivo é ampliar o número.
“Sabemos que muitas pessoas têm direito, mas não estão usando o benefício até por falta de conhecimento. Estamos fazendo uma busca ativa e em muitos casos elas não precisam nem ir à Eletrobras. Nós que estamos indo até elas. É só ter o cadastro no ministério", afirma o presidente da Eletrobras.
Com gazetaweb.com
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: