Taxistas protestam contra Uber em São Paulo
Centenas de taxistas da capital paulista realizam nesta quarta-feira, 9, um protesto contra o aplicativo Uber; eles interromperam o tráfego em frente à Câmara Municipal para pedir que os vereadores aprovem em segundo turno a proibição do aplicativo na Capital; durante as manifestações, duas equipes de reportagem da Rede Globo e outra da GloboNews foram hostilizadas e expulsas do protesto com empurrões e cornetadas; a jornalista Michele Loreto e o cinegrafista Luciano Matioli tiveram que fugir para dentro da Câmara Municipal
SP 247 - Taxistas da capital paulista realizam nesta quarta-feira, 9, um protesto contra o aplicativo Uber. Centenas de veículos interromperam o tráfego nas imediações da Câmara Municipal para pedir que os vereadores aprovem em segundo turno a proibição do aplicativo na Capital.
O projeto de lei 349 de 2014, que proíbe o uso de carros particulares para transporte remunerado, foi aprovado em primeira votação em junho. A segunda votação está marcada para a tarde de hoje. Além de terem estacionado os carros na rua, os taxistas soltam fogos de artifício.
O vereador Adilson Amadeu (PTB), autor do projeto, diz que o Uber é ilegal. "A Lei 12.587/12, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana, não prevê o transporte privado individual. Em contrapartida, reconhece a relevância do transporte público individual, definido como um serviço remunerado, aberto ao público, por intermédio de veículo de aluguel para a realização de viagens individualizadas. Uber não preenche esses requisitos", diz.
Durante as manifestações, duas equipes de reportagem da Rede Globo e outra da GloboNews foram hostilizadas e expulsas com empurrões e cornetadas do protesto pelos taxistas em frente à Câmara.
Uma das equipes, formada pela jornalista Michele Loreto e pelo cinegrafista Luciano Matioli, foi agredida no momento em que o presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi (Simtetaxis) concedia uma entrevista sobre o projeto de lei que será votado durante a tarde e que pode proibir o aplicativo Uber. A repórter e o cinegrafista tiveram que fugir para dentro da Câmara Municipal.
Um carro com a logo da Rede Globo foi coberto por adesivos distribuídos por taxistas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: