Taxistas voltam a protestar contra o Uber em BH
Pelo segundo dia consecutivo taxistas voltaram a protestar e fechar parte da avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte; a mobilização, em frente a prefeitura, é contra o aplicativo Uber; segundo a BHTrans, os manifestantes ocupam três faixas da via entre a rua da Bahia e avenida Álvares Cabral, no sentido Mangabeiras; o tráfego está complicado em toda a área central da cidade
Minas 247 - Pelo segundo dia consecutivo taxistas voltaram a protestar e fechar parte da avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. A mobilização, em frente a prefeitura, é contra o aplicativo Uber. De acordo a BHTrans, os manifestantes ocupam três faixas da via entre a rua da Bahia e avenida Álvares Cabral, no sentido Mangabeiras. O tráfego está complicado em toda a área central da cidade.
Segundo informações do jornal Hoje em Dia, teria ficado acordado que seria marcada uma reunião entre os taxistas e a BHTrans para discutir a situação. Mas, como não foi agendada uma data, os taxistas dizem que deixarão o local apenas com um encontro marcado.
As leis municipais 10.900/ 2016 – que trata exclusivamente sobre os aplicativos – e 10.309/2011– que visa coibir o transporte clandestino – foram julgadas inconstitucionais. De acordo com o juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal, Rinaldo Kennedy Silva, o município não tem competência para legislar sobre transporte, e sim a União.
A prefeitura recorreu da decisão e aguarda um posicionamento judicial. O Executivo admite que, enquanto não houver um desfecho da decisão judicial, não pode fiscalizar o uso do aplicativo em BH.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: