HOME > Geral

Teatro Francisco Nunes, em BH, enfim será restaurado

Boa notícia para os amantes do teatro na capital mineira: abandonado nos últimos anos, o "Velho Chico" passará por amplo processo de modernização. Serão investidos R$ 10 milhões na reforma, que deverá ficar pronta em fevereiro de 2014

Teatro Francisco Nunes, em BH, enfim será restaurado (Foto: Divulgação)

Minas 247 – Fechado em 2009 por oferecer sérios riscos estruturais, o Teatro Francisco Nunes finalmente será recuperado. Instalado no Parque Municipal de Belo Horizonte, o “Velho Chico”, como é chamado, receberá novo sistema de ar-condicionado e cadeiras. Serão reformados o palco e sistemas de som e iluminação, entre outras melhorias.

Confira a matéria da jornalista Clarissa Carvalhaes, do jornal Hoje em Dia

Um velho abrigo da arte em Belo Horizonte terá finalmente os cuidados e o respeito que merece. O sessentão Teatro Francisco Nunes, instalado no Parque Municipal, recebeu nesta quarta-feira (27) as assinaturas que autorizam o início das obras de restauro e modernização. O projeto abocanha R$ 10 milhões com a promessa de ser entregue em fevereiro de 2014.

O descaso de políticas públicas com o “Velho Chico” transformou o espaço em posto de abandono. Em 2009, a Fundação Municipal de Cultura anunciou que “por estar cometido de sérios riscos estruturais” o teatro seria fechado. Só agora, três anos mais tarde, a parceria público-privada, entre a Prefeitura e a Unimed-BH, é assinada. As obras começam no segundo semestre.

Reforma geral

Ela prevê entregar novas cadeiras e um sistema de ar-condicionado. Serão reformados o palco, os sistemas de som e iluminação, a sala de aquecimento para artistas e camarins, bilheteria, banheiros, lanchonete e cozinha. O foyer ganhará pé direito duplo, com uma única entrada central e um espaço para exposições. O jardim lateral também será revitalizado, além de serem abertas salas para a administração do Teatro.