Telê Santana: os 80 anos de um mestre

Treinador, que marcou poca com futebol alegre e ofensivo, faria aniversrio hoje. Veja vdeo

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247_Para os amantes do futebol, esta terça-feira 26 é especial. Foi neste dia, há 80 anos, que nascia em Itabirito, no interior de Minas Gerais, um dos maiores técnicos do País. Telê Santana, que faleceu em 2006, foi um dos maiores defensores do futebol alegre e ofensivo. O Mestre, como era carinhosamente chamado, repudiava a violência e o futebol de resultado. O momento mais vitorioso da sua carreira foi a passagem pelo São Paulo, no início dos anos 1990, onde conquistou os bicampeonatos da Libertadores e do Mundial Interclubes, em 92 e 93. O período foi chamado de “Era Telê”. Até hoje, os torcedores são paulinos saúdam o nome do treinador nos jogos da equipe no Morumbi: “Olê, olê, olê, olê, Telê, Telê...”

Até chegar ao São Paulo e conquistar todos os títulos possíveis pelo clube, Telê Santana era considerado um derrotado. O estigma nasceu com os insucessos à frente da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 86, quando o Brasil foi desclassificado pela Itália e pela França. Há quem considere a derrota por 3 a 2 para os italianos, na Copa do Mundo da Espanha, a vitória do futebol burocrático, de resultados, sobre o talento e a alegria do futebol ofensivo.

Ex-jogador do Fluminense entre 1951 e 1962, a primeira conquista de Telê Santana como técnico foi pelo tricolor carioca, seu time de coração. A taça de campeão carioca veio em 1969, com uma rodada de antecedência, após a vitória (3 a 2) sobre o Flamengo, no Maracanã, em 15 de junho daquele ano. Em 1971, Telê levou o Atlético-MG a ganhar o primeiro campeonato brasileiro da história do futebol nacional. No início de 1996, o treinador sofreu uma isquemia cerebral, que foi debilitando sua saúde ao longo dos anos. No final da vida, tinha dificuldades para falar e reconhecer as pessoas.

Veja abaixo a homenagem que o Esporte Espetacular fez ao Mestre há alguns anos.

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email