CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Temer desrespeita eleição e não nomeia reitor mais votado na UFABC

Eleito por ampla maioria dos professores, alunos e funcionários da da Universidade Federal do ABC (UFABC) em novembro, o então vice-reitor, Dácio Roberto Matheus, deveria ter sido nomeado para comando da instituição até o início de fevereiro; ignorando o protocolo e alegando falhas burocráticas no processo eleitoral, o ministério da Educação estendeu por tempo indeterminado a gestão do antecessor Klaus Capelle

Eleito por ampla maioria dos professores, alunos e funcionários da da Universidade Federal do ABC (UFABC) em novembro, o então vice-reitor, Dácio Roberto Matheus, deveria ter sido nomeado para comando da instituição até o início de fevereiro; ignorando o protocolo e alegando falhas burocráticas no processo eleitoral, o ministério da Educação estendeu por tempo indeterminado a gestão do antecessor Klaus Capelle (Foto: Aquiles Lins)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Da Rede Brasil Brasil - Eleito por ampla maioria dos professores, alunos e funcionários da da Universidade Federal do ABC (UFABC) em novembro, o então vice-reitor, Dácio Roberto Matheus, deveria ter sido nomeado para comando da instituição até o início de fevereiro. Ignorando o protocolo e alegando falhas burocráticas no processo eleitoral, o ministério da Educação estendeu por tempo indeterminado a gestão do antecessor Klaus Capelle.

Segundo informações do Diário do Grande ABC, o presidente Michel Temer (MDB) cogita barrar em definitivo a nomeação do candidato mais votado por suposto alinhamento ao PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em carta aberta, a comunidade acadêmica da UFABC manifesta preocupação com o atraso na nomeação do novo reitor. Assinada por estudantes, professores e funcionários lembram que "Dácio tornou-se o primeiro da lista em um cenário em que os dois outros nomes receberam apenas um voto".

Para a presidenta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFABC, Isis Mustafá, diz que "não faz sentido que o MEC não tenha nomeado ainda". Ela também afirmou que a não oficialização do nome escolhido pela comunidade acadêmica representa "ruptura" do processo democrático. "De que vale o voto, afinal?", questiona a representante dos estudantes, em entrevista ao repórter Leandro Chaves, para o Seu Jornal, da TVT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Caso USP

Em 2009, o então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ignorou o primeiro colocado nas eleições na Universidade de São Paulo (USP), Glaucius Oliva, e nomeou João Grandino Rodas, que tinha ficado em segundo lugar. Ainda hoje há descontentamento com o processo eleitoral, que exclui a participação de docentes, alunos e funcionários, diferentemente do que ocorre na UFABC.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO