The Guardian detona caxirola: poupe-nos do som

Artigo de John Grace no jornal britânico ironiza instrumento criado pelo músico Carlinhos Brown e adotado como oficial para a Copa do Mundo 2014; "Se você achou que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola, um pedaço de plástico verde e amarelo trazido a nós pelo Ministério do Esporte brasileiro"; jornalista define a caxirola como "chocalho glorificado"

The Guardian detona caxirola: poupe-nos do som
The Guardian detona caxirola: poupe-nos do som

Bahia 247

A caxirola já ganha repercussão mundial um ano antes da Copa 2014. E de forma negativa. Artigo de John Grace no jornal britânico The Guardian ironiza o instrumento criado pelo músico Carlinhos Brown e adotado como oficial para o evento esportivo.

"Se você achou que as vuvuzelas eram ruins, espere até ouvir a caxirola, um pedaço de plástico verde e amarelo trazido a nós pelo Ministério do Esporte brasileiro". Título da publicação é "Caxirola: Poupe-nos do Som da Copa do Mundo 2014 do Brasil", na qual o jornalista se refere ao instrumento como "chocalho glorificado".

John compara a caxirola ainda a instrumento similar utilizado na Inglaterra em 1966 e que acabou banido dos estádios por ser considerado uma arma em potencial, devido ao seu formato.

A estreia da caxirola neste domingo definitivamente não foi como a Fifa e o governo esperavam. Cerca de 30 mil unidades do instrumento foram distribuídas de graça aos torcedores para o jogo entre Bahia e Vitória na Arena Fonte Nova. Insatisfeitos com a derrota por 2 a 1, torcedores do Bahia atiraram caxirolas no gramado.

Artigo de The Guardian faz retrospecto à vuvuzela para finalizar a crítica sobre o instrumento brasileiro. "E então chegamos à caxirola, prova concreta de que nenhum momento de expressão momentânea deve deixar de ser explorada comercialmente".

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247