Thiago Silva é eleito melhor brasileiro na Europa
A premiao de um zagueiro coloca em evidncia a queda qualitativa do futebol brasileiro, historicamente lembrado pela ofensividade e habilidade
Lucas Reginato _247 - O zagueiro Thiago Silva, que defende o Milan desde 2009, foi eleito em votação da Associação Francesa Sambafoot o melhor jogador brasileiro atuando na Europa no ano. A votação que elege o vencedor do Samba de Ouro conta com participação de ex-jogadores como Taffarel e Carlos Alberto Torres, jornalistas do ramo e público do site.
O troféu, que é distribuído desde 2008, já foi entregue a Kaká, nas duas primeiras edições, e Maicon, em 2010. A escolha de Thiago Silva confirma a boa fase do jogador que hoje figura entre os melhores do mundo, além de ter, em 2011, conquistado a titularidade absoluta da Seleção Brasileira de Mano Menezes.
Um zagueiro eleito como melhor brasileiro é, sem dúvidas, um desvio no curso histórico do futebol canarinho. Sempre considerado um futebol ofensivo e habilidoso, o esporte bretão vive no Brasil uma crise de identidade com a minguante quantidade de jogadores de qualidade. Toda a bajulação em cima de Neymar, joia rara nos campos de hoje em dia, é outra evidência desta queda técnica.
O único atacante entre os cinco primeiros na lista divulgada que tinha Thiago Silva no topo era Hulk, que ficou em terceiro lugar. Mesmo assim, o atacante do Porto, que ficou em terceiro lugar, não se destaca pela habilidade, mas sim pelo vigor físico e pela velocidade. Daniel Alves, lateral-direito do Barcelona, ficou em segundo lugar.
